Mais de 1 milhão de pessoas contraem doenças sexuais por dia

Clamídia, sífilis, tricomoniase e, principalmente, gonorreia, preocupam médicos

Publicado em 07/06/2019
Doenças sexualmente transmissíveis entre gays
Todas as infecções podem ser prevenidas pelo uso regular do preservativo

Enquanto você está lendo esta notícia, uma pessoa está contraindo uma infecção sexualmente transmissível (IST). E mais outra. E outra. E outra...

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 milhão de pessoas contraem IST por dia no mundo. E as mais preocupantes para a entidade são gonorreia, clamídia, sífilis e tricomoníase.

O relatório, com dados de 2016 (os mais recentes à disposição), mostram que entre homens e mulheres de 15 a 49 anos houve 127 milhões de casos novos de clamídia em 2016. No mesmo período, 87 milhões de casos de gonorreia, 6,3 milhões de sífilis e 156 milhões de tricomoníase nesta faixa etária.

A que mais assusta é a gonorreira. O motivo? Ela tem ficado resistente aos antibióticos existentes e se desenvolvido como uma "superbactéria" incurável e intratável.

As IST são uma "ameaça de saúde persistente e endêmica em todo o mundo" e têm um impacto profundo na saúde de adultos e crianças, declarou a OMS, de acordo com a agência Reuters.

A gonorreia é transmitida por uma bactéria e pode atingir nos homens uretra, ânus e boca. Se contraída no pênis, pode causar dor ao urinar e inchar o escroto. No ânus, pode trasnformar a evacuação em um processo doloroso e deixar a região em carne viva e com muco e pus no reto. Na garganta pode causar faringite gonocócica. Se os fluidos chegarem aos olhos, leva a uma conjuntivite gonocócica.

A síflis geralmente se manifesta com uma ferida indolor no ponto onde a pessoa foi infectada - boca, pênis, ânus. Semanas depois, a ferida desaparece. Algumas semanas ou meses depois, a doença se manifesta novamente desta vez já se espalhando pelo corpo, podendo inflamar o fígado ou os olhos, por exemplo. A bactéria some novamente por meses ou anos. Mas se não tratada, ela voltará em um estágio (chamado de terciário) no qual pode chegar ao coração, cérebro e medula espinhal, e levar à morte.

A clamídia pode deixar o orifício do pênis avermelhado, causar dor ao urinar e levar a pus e dor no reto. A infecção pode também causar inchaço doloroso do escroto e conjuntivite.

A tricomoníase pode gerar uma secreção espumosa no pênis e também dor ao urinar.

Para mais informações sobre cada uma das doenças, assim como diagnóstico e tratamento, procure um serviço de saúde. Todas podem ser evitadas com uso correto e constante de preservativos.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.