Uma criança de nove anos está a cerca de oito anos e meio livre do HIV, o que é chamado pelos cientistas de uma "cura virtual".
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A criança - cuja identidade não foi divulgada para preservá-la - contraiu o vírus HIV da mãe, em seu nascimento, na África do Sul.
A partir de nove semanas de vida o bebê passou a receber terapia com antirretrovirais. Os níveis do vírus ficaram indetectáveis e após 40 semanas o tratamento foi interrompido. Desde então, a criança não apresentou mais o vírus no sangue.
"Nós não acreditamos que a terapia antirretroviral sozinha possa levar à remissão [do vírus]", disse a médica Avy Violari, chefe de pesquisa pediátrica da Unidade de Pesquisa de HIV Infantil de Joanesburgo.
"Nós realmente não sabemos qual é a razão pela qual essa criança conseguiu remissão - acreditamos que é genético ou algo haver com sistema imunológico", completou.
O desafio agora é descobrir exatamente porque a criança está livre do vírus para replicar isso em uma vacina.
Antes dela, um bebê do Mississippi, nos Estados Unidos, passou 27 sem precisar de tratamento até o HIV reaparecer em seu sangue e um paciente francês ficou 11 anos sem necessitar de antirretrovirais.