Um dos termos mais lidos e falados pelos brasileiros em 2018 foi "kit gay".
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A expressão refere-se a material didático que estava sendo elaborado no governo Dilma Rousseff para superar a discriminação contra LGBT nas escolas. Na boca do deputado federal e do candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL), a obra, por meio de fake news, virou livro voltado a crianças de seis anos com ilustrações de sexo.
O empresário Douglas Negrisolli ressignificou a expressão e lança conjunto de adesivos para a comunidade arco-íris curtir o carnaval.
"Toda essa história acabou criando aura negativa em torno da comunidade LGBTQ e nos ligando a valores e pensamentos que não correspondem à realidade", explica Negrisolli.
"Ao criar esse produto, pretendo não só ressignificar o termo e tirar dele todos os aspectos negativos por meio de algo divertido, como também ajudar pessoas que sofrem violências físicas e psicológicas ou abandono por ser assumirem gays", diz. Parte da renda do produto será destinada a entidades que atendem LGBT.
E continua: "O Kit Gay também é maneira da gente dizer que nós, os gays, estamos aqui e não iremos sair ou nos esconder da sociedade".
Cada embalagem do produto é uma surpresa. Quem compra não sabe quais adesivos estão dentro - pode ser uma lhama fofa, corações em forma de arco-íris e mensagens positivas, dentre outros. A ideia é que isso encoraje as pessoas a trocarem entre si.
São três stickers e quatro tatuagens temporárias em cada kit que custa R$ 7,99 mais o valor do frete. A expectativa é vender 30 mil unidades para o carnaval e extrapolar a data, para que que LGBT passem a usar as tattoos também na balada e no cotidiano. O produto, que está em pré-venda, pode ser adquirido clicando aqui.
Negrisolli é mestre em Educação, Artes e História da Cultura pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, de São Paulo. O empresário atua também como curador independente de artes visuais e em 2014 criou a startup Artyou, empresa que compila acervos de galerias, artistas e museus. No ano passado, ele lançou a Só Canudos, que vende canudos de metal e biodegradáveis.