A partir do próximo 31 de agosto, os passaportes canadenses terão uma terceira opção de gênero. Quem não se identificar como homem ou mulher, poderá optar por um "X".
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A medida, segundo o governo, é para proteger os canadenses de seu direito de escolher a identidade de gênero e sua liberdade de expressão de gênero. Ela se apalicará aos passaportes e quaisquer outros documentos emitidos pelo IRCC, ministério que também trata de imigração e acolhida a refugiados.
"Todos os canadenses devem se sentir seguros de serem eles mesmos, viver de acordo com sua identidade de gênero e expressar seu gênero conforme suas escolhas", declarou o titular da pasta, Ahmed Hussen.
"Ao introduzir uma designação de gênero 'X' em nossos documentos emitidos pelo governo, estamos dando um passo importante para o avanço da igualdade para todos os canadenses, independentemente da identidade ou expressão de gênero", concluiu.
Em junho, foi aprovado no país alterou uma lei de direitos humanos e adicionou a proteção contra discriminação com base da identidade ou expressão de gênero. Em 2005, o Canadá se tornou a primeira nação fora da Europa a legalizar o casamento gay.