Certamente nenhum carro tem orientação sexual, assim como as roupas e outros objetos inanimados, mas é verdade que alguns veículos são mais frequentemente identificados ou preferidos pela comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros), e não nos referimos apenas àqueles modelos baseados em estereótipos absurdos...
Por incrível que pareça, fabricantes de automóveis estão constantemente analisando todos os tipos de público como estratégia para vender seus produtos e abocanhar uma maior fatia do mercado.
Os estudos de mercado revelam que existem carros de todo o tipo que conquistam o público gay, tanto pelo design como pelo desempenho, tamanho e o nível de equipamentos. Entre os escolhidos há esportivos, utilitários, modelos familiares como o Chevrolet Cobalt usado, picapes como a Amarok e claro, modelos menores e com jeito mais moderninho, como o Volkswagen New Bettle e o Fiat 500.
É importante salientar que todos os carros da lista abaixo são altamente recomendados, independente de sua orientação sexual, por isso realmente não faz muito sentido fazer essa diferença. De qualquer forma, vamos informar o que dizem as pesquisas quanto aos carros que mais agradam à comunidade LGBT, incluindo veículos de muitos segmentos. Confira.
As preferências da comunidade LGBT
Em primeiro lugar ficou o Volkswagen New Beetle, a reedição do “mito consagrado” da Volkswagen. Pequeno e charmoso, o New Beetle possui design arredondado e delicado.
Por esses e outros motivos, ele acaba passando longe de muitos clientes heterossexuais, sendo o escolhido de muitas mulheres e homens gays. É claro que nada impede um hétero de ter um desses, a verdade é que é bonito e o pessoal têm bom gosto, é só isso!
O Fiat 500, o carro urbano compacto da Fiat, divide o pódio com o New Beetle. Ninguém duvida que o Cinquecento tenha um design bonito, cativante e retrô. É uma proposta interessante para aqueles que além de querer um carro pequeno e atraente valorizam muito positivamente os encantos de um conversível.
Por outro lado, o Chevrolet Cobalt é também um dos favoritos. O sedã de entrada da montadora americana saiu da linha no ano passado, mas ainda conquista o mercado de usados pelo seu bom valor de revenda.
É um carro com mecânica excelente, com estabilidade, conforto para dirigir e ótimo espaço interno, além do grande espaço do porta-malas de 563 litros.
Por esses e outros motivos, o carro Chevrolet Cobalt é uma boa alternativa para quem procura um carro para trabalhar durante a pandemia, como motorista de transporte, por exemplo, não é por acaso que ainda é utilizado por muitos taxistas.
Nos últimos anos, a Chevrolet é marca que vem mostrando apoio importante e inovador à comunidade LGBT, com todo tipo de ações e propostas criativas para atingir novos clientes, mas também para reconhecer a importância de defender essa comunidade, historicamente agredida.
Caso esteja à procura de um Cobalt usado, saiba que ele é um carro familiar em todos os sentidos: espaçoso, econômico (o que mais agrada é o consumo de combustível), de uma marca reconhecida pelos brasileiros e com desempenho um pouco mais tímido que os seus concorrentes, mas mesmo assim honesto.
Se não fosse pela chegada do Onix Plus, certamente os carros Cobalt ainda estariam em produção e já esperando por uma sucessão. De qualquer forma, como já foi mencionado, podem ser encontradas unidades impecáveis do modelo no mercado de carros de segunda mão.
Por último, nessa lista não poderiam faltar a Subaru Tribeca e Subaru Forrester. Com pegada ligeiramente esportiva, as pesquisas de mercado mostram que as mulheres da comunidade LGBT adoram a marca japonesa por sua confiabilidade e pelo tamanho dos carros, que proporcionam mais facilidade para praticar atividades ao ar livre.
Além dessas características, há outros motivos bem objetivos: a Subaru foi uma das pioneiras em ações voltadas ao público LGBT, sendo a primeira montadora em reconhecer os mesmos direitos e oferecer os mesmos benefícios sociais para os seus funcionários com parceiros do mesmo sexo.
Foi devido a essas ações que a montadora japonesa recebeu em 2008 o Corporate Equality Index (CEI), um prêmio da Human Rights Organization pela igualdade corporativa, isto é, por garantir os direitos LGBT em todos os aspectos importantes do trabalho.