Cada vez mais os consumidores estão atentos a campanhas inclusivas e que mostram um universo mais abrangente de corpos, cores, gêneros e sexualidades.
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Numa época em que a Riachuelo acaba de receber críticas nas redes por veicular um anúncio de Dia dos Namorados com uma porção de casais héteros, sem ao menos um de lésbicas ou de gays, é importante saber quem está jogando o jogo direitinho.
Pesquisa realizada pela empresa de consultoria transdisciplinar de comunicação, a Youpper - Consumer & Media Insights, mostra as 13 empresas que melhor entenderam como se deve usar a diversidade em sua campanhas.
O Boticário ficou em primeiro lugar no estudo chamado Diversidade não é # (hashtag), que ouviu 500 homens e mulheres de 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal, entre 18 e 50 anos e das classes A a E.
O top 5 é completado por Natura, Coca-Cola, C&A e Skol. Em sexto lugar ficou a Dove e em empatados em sétimo Itaú, Univelever e Avon. Vivo, Omo, Nike e Johnson & Johnson ficaram empatadas em oitavo lugar.
Para 78% dos entrevistados, as marcas estão fazendo seu papel corretamente, enquanto que para 22%, não estão. Ao todo, 73% consideram muito importante que as empresas se preocupem com a diversidade em seus anúncios, 25% acham que é apenas importante e 2% acham pouco importante.
Sobre os recortes da representatividade, 74% prefere personagens reais em vez de pessoas que seguem um único padrão de beleza; 46,8% gostariam de ver mais negros na publicidade; 34,8% apoiam marcas que incluem gays e lésbicas em sua comunicação, acima dos 32,6% que responderam já terem se sentido ofendidos por comerciais e campanhas de certas marcas e produtos.