Não são apenas as mulheres que preferem os carecas, como apregoava a marchinha de carnaval. Eles também fazem mais sucesso com os homens.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Um estudo conduzido pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, mostrou imagens de homens com e sem cabelos ao público masculino e feminino.
Algumas das fotos foram manipuladas para que homens com cabelos também pudessem ser vistos sem as madeixas. Todos foram avaliados em relação a atratividade, confiança e domínio.
Resultado? Os carecas ganharam nas três categorias. O estudo concluiu também que homens que resolveram abandonar seus cabelos são mais atraentes porque se opuseram às normas tradicionais associadas ao cabelo e à vitalidade.
"Escolher se prescindir de um cabelo é indiscutivelmente uma forma de comportamento não-verbal, uma forma de expressão que comunica informações sobre si mesmo difícil de observar de outra forma", escrevem os pesquisadores.
As descobertas também afirmam que os homens carecas, sendo percebidos como mais dominantes, saem-se melhor em negócios e economicamente em geral. Com base em seu estudo, pesquisadores também sugerem que os homens que começam a perder o cabelo simplesmente deixem isso acontecer.
"Em vez de gastar bilhões a cada ano tentando reverter ou curar a perda de cabelo, a receita contraintuitiva dessa pesquisa para homens que experimentam a calvície masculina é raspar suas cabeças."