A vida de um dos maiores artistas homoeróticos de todos os tempos será contada no cinema. A Protagonist Pictures vai produzir um longa-metragem sobre Tom of Finland.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
O elenco do filme, que terá direção de Dome Karukoski, será divulgado nos próximos dias durante o Festival de Berlim, e as filmagens devem começar no outuno em Gotemburgo, Suécia, de acordo com o site Deadline.
Tom of Finland é o pseudônimo de Touko Laaksonen, finlandês que produziu mais de 3.500 ilustrações e se tornou célebre por seus desenhos com homens musculosos, com referências a ambientes náuticos, sadomasoquistas, políciais e à cultura leather. Ele morreu em 1991 aos 71 anos.
Mais
>>> Rufskin lança coleção inspirada em Tom of Finland
>>> Homens sarados de Tom of Finland viram roupa de cama e banho
>>> Arte homoerótica de Tom of Finland vira selo postal
No longa, Laaksonen surge de volta a seu país após lutar na Segunda Guerra Mundial e se vê perseguido por causa de sua homossexualidade. Ele se vê pressionado a se casar com uma mulher e encontra refúgio e libertação na arte desenhando homens seminus e em situações, muitas vezes, explícitas.
"Esta é a história de um homem à frente de seu tempo, bravamente em pé contra um mundo de forma virulenta contra o seu direito de ser quem era - um homem homossexual com fantasias homossexuais", explicou Karukoski. "A história mostra como, literalmente, uma pessoa pode criar uma mudança no mundo, mesmo com algo tão simples como ferramentas de um artista."