Transexualidade é tema de 'Sínthia', que reestreia no Espaço dos Fofos

Baseada em experiência pessoal do autor e ator Kiko Marques, peça quer falar de compaixão

Publicado em 19/08/2016
Espetáculo Sínthia, de Kiko Marques, discute transexualidade no Espaço dos Fofos
Espetáculo da Velha Companhia teve pesquisas durante dois anos. Foto: Lenise Pinheiro

Atualizado às 18h de 21/10/16

Estrelado pela grande Denise Weinberg e abordando a transexualidade, reestreia neste sábado 22 o espetáculo Sínthia, no Espaço dos Fofos, em São Paulo

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

A peça conta a história de Maria Aparecida (Denise) que no natal de 2013 vê seu filho Vicente (Kiko Marques) chegar à ceia de natal como Sínthia.

Escrito em 2014 por Marques, o texto é baseado em experiências pessoais. "Nasci um ano após o golpe que depôs o presidente João Goulart. Meu pai era oficial da PM do Rio de Janeiro na época. Minha mãe teve dois irmãos homens e dois filhos também homens antes de mim. Muito por isso fui esperado por ela como menina", conta.

O ator e dramaturgo revela que as ações foram baseadas a partir do mote de uma mulher encarcerada num mundo machista, no paradigma a repressão como forma de amor e da questão da identidade de gênero. "Resolvi criar uma obra que falasse de compaixão", afirma Kiko.

O elenco da Velha Companhia ficou dois anos imerso em pesquisas a respeito do espetáculo e convidou Denise para assumir o papel da mãe de Vicente. Henrique Schafer, pela primeira vez trabalhando com o grupo interpreta o papel do pai repressor.

Sínthia já esteve em cartaz entre agosto e setembro e cumpre nova temporada - de sábado a segunda - até 14 de novembro. Mais informações - como horários e valores - você tem em nossa Agenda clicando aqui.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.