Ao menos cinco pessoas morreram e 14 ficaram feridas em um tiroteio no clube gay Madame, na cidade mexicana de Xalapa, em 21 de maio.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Até o momento, a carnificina estava restrita à mídia mexicana. A notícia ganhou destaque em publicações internacionais após ataque à boate LGBT Pulse, no último domingo 12, em Orlando.
Uma testemunha relata que viu três homens armados entrarem no lugar - que ficava numa das mais movimentadas avenidas da cidade - e pensou que fosse a polícia, que monitorava o endereço. Pouco depois, eles começaram a atirar. Foram cerca de 10 a 20 segundos de pânico até eles cessarem e deixar um silêncio absoluto. Haviam entre 200 e 400 pessoas na boate.
Segundo versões oficiais, dentre os atiradores estão supostos membros do crime organizado e ação foi uma disputa sobre o controle de vendas de drogas e entorpecentes na região. Neste mesmo endereço teria funcionado outro clube gay, Sodoma, da mesma proprietária, e onde já teria ocorrido problemas com drogas, mas não dessa magnitude.
Repórteres locais, funcionários e clientes, entretanto, afirmam que o número de vítimas declarado pela Procuradoria da República foi maquiado. Teriam sido ao menos 15 mortos, segundo pessoas que estavam no local,
Um vídeo postado no YouTube mostra a movimentação dos criminosos na porta do local, sua entrada na boate e os frequentadores correndo após o tiroteio: