Assim como na novela Babilônia, em março, a TV Globo mostrou, sem fazer estardalhaço prévio, beijo lésbico protagonizado por atrizes idosas, na noite de sexta-feira 1º.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
No quarto e último episódio da série Os Experientes, produzido pela 02 Filmes, Francisca (Selma Egrei) perde o marido e ao descobrir que ele não era quem imaginava ser, passa a relativizar os 45 anos que tiveram juntos.
Convidada pela vizinha Maria Helena (Joana Fomm) para ir a um baile e vencer o luto, Francisca se diverte e na volta toma uma "saideira" na casa da nova amiga. É ali que elas trocam dois beijos. A dona de casa se surpreende com essa nova sensação e admite que gostou.
Em poucos dias, elas já estão juntas para desgosto de seu filho Daniel (Eucir de Souza), que espera que a mãe continue cultivando os falsos amigos (incluindo uma ex-amante do pai) e a dor da perda por um casamento que nunca lhe trouxe prazer. Na sequência final, Francisca deixa claro o que pensa sobre todos eles.
A colunista de televisão do jornal O Estado de S.Paulo, Cristina Padiglione, conta que a emissora não citou o conteúdo lésbico do episódio no release para a imprensa e que o guardou para um feriado, dia em que a emissora tem menos audiência.
A Globo, obviamente, estava com receio da bancada evangélica, que a atacou após mostrar os beijos de Fernanda Montenegro e Nathália Timberg no folhetim das nove, mas ainda assim exibiu o episódio, já tido pela crítica como o melhor dos quatro da série. Ponto - de novo - para a Globo e para o público, que recebeu uma bela história de amor e superação do preconceito.
A última frase é símbolica: Francisca sugere que ela e Maria Helena se encaminhem a uma igreja para comemorar o outing das duas para os amigos. A resposta foi um "Igreja nada! Vamos para o bar!".
Assista a alguns trechos do episódio aqui.