Some um dos bairros gays mais vibrantes do mundo - Chueca -, um país com legislação pró-LGBT exemplar e um dos maiores eventos LGBT do planeta. O resultado da equação é que você pode querer e muito participar do World Pride 2017, que será realizado em Madri.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Tal vontade, na expectativa do empresariado e governo local, será gigantesca: são esperadas cerca de 3 milhões de pessoas para colorir a cidade de 23 de junho a 2 de julho.
O World Pride é dada como a parada do orgulho LGBT do mundo e elaborada pela organização InterPride, que reúne as principais marchas arco-íris dos cinco continentes. Para cada edição, tal como uma olimpíada, uma cidade se candidata e ganha o direito de receber o evento. A primeira foi realizada em Roma (2000). Seguiram-se Jerusalém (2004), Londres (2012) e Toronto (2014).
Em Madri, serão 10 dias com debates sobre cidadania, disputas esportivas, eventos ao ar livre, programação extensa de festas, e, claro, a parada em si. Aí, a caminhada deixa de ser de Madri - hoje tida como a maior do gênero - e passa a ser de todo o planeta. O tema do conjunto de atividades é Viva la Vida.
Como prova da seriedade com que o evento é feito, a promoção internacional já começou. E se o Brasil está dentre os alvos da cidade? Quem dá a resposta é a integrante do Departamento de Turismo da prefeitura madrilenha Paloma Hernández.
"Queremos muito que os LGBT brasileiros estejam com a gente em 2017 para que possamos todos vivermos momentos incríveis, celebrar a vida e reforçar o orgulho de ser o que se é", disse à nossa reportagem em encontro no Brasil feito especificamente para divulgar o World Pride 2017.
Intensidade será a tônica! Em 22 de junho será feita a cerimônia solene de abertura. De 26 a 28, vai ser promovida a Conferência Internacional de Direitos Humanos na Universidade Autônoma de Madri.
De 23 de junho a 2 de julho, vai-se poder conhecer entidades LGBT do país e empresas em estandes no Pride Park. Além disso, haverá atividades voltada para crianças. Em 1º de julho, vai ser a vez da marcha mundial do orgulho.
A gana dos responsáveis é reforçar o turismo na cidade e o retorno financeiro. Conhecido como Mado, o conjunto de eventos para celebrar o Orgulho LGBT na capital espanhola, já faz circular 110 milhões de euros a cada edição. Com o World Pride, tem-se a previsão de elevar essa cifra a 370 milhões. Será mais uma amostra da força do setor de viagens arco-íris.
Mais informações sobre o World Pride 2017 você pode ter no site oficial.