Aplicativos de encontros são excelentes quando se está em outra cidade ou país e se procura sexo casual. Mas e se você estiver em um lugar que criminaliza a homossexualidade?
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Para diminuir os riscos dos usuários, o Scruff, um dos principais apps gays de encontros, lançou, na sexta-feira 22, um alerta quando o aplicativo é aberto nos quase 90 países que punem homossexuais somente por causa da orientação sexual. Na tela, surgem informações do que pode acontecer com o usuário caso ele seja identificado como gay por uma autoridade.
Assim como o Grindr, no app, nesses países, há a opção de não mostrar a distância exata de onde está a outra pessoa, trocando por termos como "próximo". A falta de precisão é proposital: policiais se utilizam do recurso da distância para encontrar homossexuais e prendê-los.
Em breve, uma nova versão do Scruff vai apresentar uma nova bandeira chamada "armadilha", com o objetivo de denunciar pessoas que pareçam perigosas. Em parceria com a ILGA - Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexos - uma página que enumera as nações onde corremos mais perigo.