São Paulo já é a cidade brasileira com o maior número de estabelecimentos gay friendly. Mas nesta época do ano, as opções arco-íris se multiplicam.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
De quinta-feira 4 a domingo 7, quando acontece a 19ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, a cidade é palco para mais de 120 atrações. Há espetáculos, festival de cinema, lançamentos de livros, militância e, claro, muitas festas, para todos os segmentos.
O roteiro completo está em nossa Agenda, mas nós separamos um pouco do que essa megalópole tem a oferecer para os LGBT nos quatro dias do feriado prolongado.
Marchas e cidadania
Na quinta-feira 4 o Vale do Anhangabaú recebe a 15ª Feira Cultural LGBT. Dezenas de tendas, incluindo livros, roupas e comida, oficinas sobre sexo seguro e um palco com shows de músicos e algumas das melhores drags da cidade. Uma celebração que espera reunir 100 mil pessoas.
No sábado, 6, às 13h, a Avenida Paulista recebe a 13ª Caminhada de Lésbica e Bissexuais com o tema "Nenhuma mulher ficará para trás. Todas contra o machismo, racismo, bifobia, lesbofobia e transfobia". Na mesma avenida, no domingo, 7, é a vez da 19ª Parada do Orgulho LGBT deixar a cidade mais colorida sob o lema "Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim. Respeitem-me!".
Cultura
Todos os dias, até a próxima semana, o festival New Queer Cinema apresenta dois filmes por dia, lançados entre as décadas de 1980 e 1990 e com a transgressão como marca. Há lançamento dos novos livros de Fabrício Viana e Roberto Muniz Dias, além de leitura dramática da peça Uma Cama Quebrada, com Gustavo Haddad.
No teatro, Cássia Eller, o Musical reestreia na cidade contando a vida da artista, Visitando o Sr. Green é um libelo contra a homofobia protagonizada por Sérgio Mamberti e Silvetty Montilla estrela o primeiro stand-up da carreira, É o que Tem pra Hoje.
Bears e fetiches
Os ursos são privilegiados. Há inúmeros eventos em torno dos rapazes corpulentos e peludos. Mais tradicional celebração ursina, a Ursound completa 10 anos com festa no Cambridge na sexta e no Via Matarazzo no sábado. Na sexta também tem BearPlay da Parada! no Avenue Club, e no sábado outras duas festas para ursos: a Big Bear Pool Party, na The Sensation, e a Subwoof Pride Edition, para os peludinhos que curtem rock.
Os fetichistas têm a sexta-feira como sua noite de glória. Neste dia, a tradicional festa Luxúria, de Heitor Werneck, realiza edição só para homens, a Luxúria 4Men, de Heitor Werneck, na Man's Club. Pertinho dali, no Upgrade Club, há mais uma edição da Leather Zone, também voltada aos praticantes de BDSM e amantes do couro, látex e vinil. No RG Club, a Qual É o Seu Fetiche aposta no mesmo tema.
Mais festas
Tradicional nesta época do ano, a The Week aposta em quatro festas especiais em seu Eterna Festival. As meninas ganham a Bubu Só para Elas, na Bubu Lounge. A Blue Space tem edição da noite dedicada à Madonna, a Festonna, e também a festa oficial da parada que celebra as drag queens, Priscilla.
O Cine Joia abre espaço para a Gaylinhada, festa ao som de Samba de Rainha onde é servida a famosa galinhada do chef Alex Atala. O Bar Fama recebe os go-go's no Cabaret de Lady Fama, o Dick Bar tem concurso do bumbum mais bonito na Erotic e os Garotos de Sexta fazem evento especial para a parada.
Isto é só um aperitivo. Há dezenas de outras festas, inclusive das casas citadas, que movimentam os quatro dias do Orgulho Gay na cidade. Confira a programação completa em nossa Agenda e se jogue!