De sexta-feira 5 até o sábado 13, ou seja, englobando todos os dias do carnaval, o Rio de Janeiro terá campanha e plantão contra a homolesbotransfobia.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Para os cariocas e turistas que sofrerem discriminação ou violência nos dias da folia, a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, da Prefeitura do Rio de Janeiro, poderá ser procurada e auxiliar com a andamento da denúncia.
Nos principais pontos de concentração, serão espalhadas 50 bandeiras com mensagens contra a homolesbotransfobia e orientando o cidadão a como agir caso sofra qualquer forma de preconceito.
Ventarolas também estarão nas ruas com informações sobre a lei municipal 2.475/96, que pune estabelecimentos comerciais e repartições públicas em casos de discriminação por sua orientação sexual ou identidade de gênero.
A prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, também faz ação nos dias de folia pela prevenção de DST/Aids, com distribuição de imformativos sobre prevenção dessas doenças, 300 mil preservativos (masculinos e femininos) e gel lubrificantes.
A equipe recrutada também estará munida de material que informa como se prevenir em relação à procriação do mosquito que transmite o zika vírus, a dengue e a chikungunya. Participarão nesta ação, ex-alunas do Projeto Damas, que capacita e reinsere travestis e transexuais no mercado formal de trabalho.
A cantora Anitta estrela esta campanha pelo uso da camisinha no carnaval, período em que aumenta o número de infecção por DST/Aids, com paródia de seu vídeo, Bang!