O reinado dos anéis olímpicos no Rio também terá as cores arco-íris. Durante a Olimpíada 2016 haverá local dedicado à visibilidade e confraternização LGBT: a Pride House Rio.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A experiência de haver um ponto de encontro LGBT nas grandes disputas esportivas tem um bom caminho percorrido, tais como as edições nos Jogos Pan Americanos 2015, em Toronto, e nas Olimpíadas de Verão de Londres 2012. O incentivo é da ONG Pride House International. No Brasil, a parceria é com o Comitê Desportivo LGBT Brasil.
E o que vai encher a Pride House Rio? Estandes de estabelecimentos LGBT, transmissão via TV das competições, exposição fotográfica com a história de atletas LGBT assumidos, atividades para crianças e muitas confraternizações.
O point arco-íris vai funcionar na Casa Nem, na Rua Morais e Vale, 18, na Lapa. Aí funciona estabelecimento de apoio social e educacional a pessoas trans.
O presidente do comitê, Erico Santos, explicou ao Guia Gay São Paulo, o diferencial da casa. "Inicialmente, queríamos funcionar na Zona Sul, entretanto, por falta de patrocínio, não foi possível. Aí vimos na Casa Nem forma de popularizar a iniciativa e dar visibilidade a essa bela iniciativa."
E haverá outras vantagens. "Conseguimos diversos ateliês vizinhos que vão estar conosco na iniciativa. E também poderemos ocupar a rua para transmissão de disputas em telão e festas."
A Pride House Brasil vai funcionar de 5 a 21 de agosto, entre 14h às 22h.