Como as pessoas lidam com um homem vestindo saias? Para saber as reações, um repórter do jornal Extra foi à rua em frente ao Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, usando uniforme feminino.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A instituição, que fica na Zona Norte, é uma das mais tradicionais da cidade e a mesma que determinou, em portaria publicada em setembro, que qualquer aluno a partir de três anos de idade, independente do sexo, pode usar saias.
O jornalista, Giovanni Sanfilippo, concluiu que as pessoas ainda relacionam a vestimenta com a orientação sexual, especialmente os homens. Já as mulheres, especialmente as estudantes do colégio, mostraram-se mais esclarecidas.
"A saia é só uma vestimenta, não diz se você tem que ser homem ou mulher", disse Ana Carolina Fogaça, de 18 anos, à reportagem. Outra estudante, Maria Eduarda Gouvêia, de 17 anos, pontua: "Muitos garotos que eu vejo usando não são gays ou trans, eles querem só usar saia".
Para o repórter, as reações foram muito menos críticas do que esperava. A reação da maioria foi de "abertura" e "empolgação" e o que mais ouviu foram perguntas como: "Posso tirar uma foto com você?" e "Agora, só falta raspar as pernas".
Veja o vídeo com as reações do público no site do Extra clicando aqui.