Uma das diretoras da trilogia Matrix e da série Sense8, do Netflix, assumiu sua identidade feminina. Lilly Wachwoski (que assinava Andy) revelou que está em processo de transição ao site norte-americano The Windy City Times.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Sua irmã Lana, que coassina com ela as mesmas produçõe que passou pelo mesmo processo em 2000 e a declarou publicamente em 2012.
Sob o título "Mudança de sexo chocante - irmãos Wachwoski agora são irmãs", escreveu à publicação que esta era manchete que estava esperando há um bom tempo. Muitas vezes, disse ela, seu agente lhe escreveu dizendo que jornalistas estavam prestes a publicar sobre sua transição de gênero.
Lilly revela que em resposta a esta ameaça escreveu uma declaração que era "uma parte urina, uma parte vinagre e 12 partes gasolina". Mas os editores nunca publicaram nada, o que ela via com otimismo e avanço.
Entretanto, na noite passada, tocou a campainha de sua casa um repórter do jornal inglês The Daily Mail que lhe disse que precisam sentar e conversar dali a um dia ou uma semana. Ela entendeu tudo, seria tirada do armário à força.
"Eu sabia que em algum momento teria de me assumir publicamente. Você sabe, quando você está vivendo como uma pessoa transgênero é... meio difícil de esconder. Eu só queria o tempo necessário para colocar minha cabeça em ordem, me sentir à vontade."
"Eu sou assumida para os meus amigos e familiares. A maioria das pessoas no trabalho sabe também. Todo mundo é de boa com isso. Sim, graças a minha irmã fabulosa, eles já fizeram isso antes, mas também porque são pessoas fantásticas. Sem o amor e apoio de minha esposa e amigos e família que eu não estaria onde estou hoje."