Morre Edward Albee, gay assumido e maior dramaturgo dos EUA

Autor de clássicos dos palcos, como 'Quem Tem Medo de Virginia Woolf?', escritor morreu após 'breve doença'

Publicado em 17/09/2016
Morre Edward Albee, gay assumido e maior dramaturgo dos Estados Unidos
Escritor não gostava de ser definido como um 'autor gay'

O dramaturgo norte-americano Edward Albee morreu, na sexta-feira 16, aos 88 anos, em sua casa, nos Estados Unidos.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Desde a morte de Arthur Miller, em 2005, Albee era considerado o maior dramaturgo vivo no País. Gay assumido, o escritor não gostava de ser definido pela sua orientação sexual.

"Um escritor ou uma escritora que acontece de ser gay ou lésbica precisa ser capaz de transcender. Eu não sou um escritor gay. Eu sou um escritor que por acaso é gay", disse Albee em discurso ao receber prêmio da Lambda Literary Foundation, organização literária LGBT, em 2011.

Em 2005, o dramaturgo perdeu seu companheiro de muitos anos, o escultor Jonathan Thomas, que morreu de câncer na bexiga. Albee morava na cidade Montauk, no Estado de Nova York, onde faleceu após uma "breve doença", de acordo com o jornal The New York Times.

Albee escreveu 31 peças teatrais, muitas encenadas em todo o mundo, incluindo o Brasil, e ganhou o Prêmio Pulitzer três vezes. Algumas das mais famosas foram Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (1961), que ganhou uma famosa adaptação ao cinema e que deu o segundo Oscar a Elizabeth Taylor, Seascape (1975), Três Mulheres Altas (1990) e A Cabra ou Quem é Sylvia? (2002), encenada em São Paulo sob a direção de Jô Soares. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.