A maioria dos gays está em um relacionamento aberto. Ao menos, essa é a situação dos australianos. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Nova Gales do Sul, com 2.881 homens, mostra que 32% dos entrevistados vivem este tipo de união.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A diferença é pequena. Os que estão em uma relação monogâmica somam 31%. Na sequência, aparecem os que disseram estar apenas com sexo casual (23%) e os que não estão fazendo sexo (14%).
Questionados sobre como encontraram parceiros sexuais nos últimos seis meses, 48% citaram aplicativos, como o Grindr. Depois, são citados internet (32%), bares gays (29%) e saunas gays (28%).
A respeito da saúde (foco do estudo), 90% disseram já terem sido testados para o HIV e 66%, nos últimos 12 meses. Ao todo, 23% (contra 12% de três anos atrás), responderam que se submeteram a três ou mais testes no último ano.
Os soropositivos somam 8% e 95% deles estão em tratamento. Dos que possuem um parceiro estável, 39% disseram estar numa relação sorodiscordante - quando um dos parceiros é soropositivo e outro, não.