Ainda faltam semanas para o show, mas uma porção de fãs acampa em frente ao estádio à espera de seu ídolo, em uma ação que desafia nossa compreensão. Com certeza você já viu cenas assim em jornais e programas de TV.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
"Sempre escutei 'é um bando de vagabundos, por que não vão trabalhar?' E isso me deixava com a pulga atrás da orelha", conta, ao Guia Gay São Paulo, o diretor Paulo César Toledo. "Finalmente, no final de julho de 2013 eu vi uma pequena nota dizendo que haviam fãs de Beyoncé já acampados para o show que ela faria em setembro. Foi aí que propus à Abigail [Spindel], que além de minha codiretora é também minha esposa, que fôssemos investigar, porque achava que daria um mini-doc para colocar no Youtube ou algo assim. E foi assim que começou..."
Nasceu, assim, Waiting for B, que faz sua estreia nacional no próximo sábado dentro do festival de documentários musicais In-Edit Brasil. De incío despretensioso, como aponta o cineasta, o longa já ganhou plateias em quase duas dezenas de festivais pelo mundo, como o prestigiado Festival Internacional de Cinema de Roterdã, na Holanda, o Queer Lisboa, em Portugal, e lugares tão diversos como Rússia, Tanzânia e Estados Unidos.
Toledo e Abigail se dirigiram à entrada do Estádio do Morumbi, em São Paulo, e apontaram a câmera para os fãs durante cerca de seis semanas, à cada dois ou três dias em horários diferentes.
"Filmamos sem nenhum patrocínio e gastamos muito pouco para realizar o filme", revela o diretor. "O processo foi muito orgânico e natural. A equipe éramos só nós dois e, desde o primeiro dia, nós nos apaixonamos pelo carisma e pela generosidade dos fãs que nos permitiram registrar o seu dia a dia e, em alguns casos, acompanhá-los até suas casas e até no trabalho."
Waiting for B. - Trailer from Videosfera on Vimeo.
O cineasta conta que as pessoas que se tornaram os personagens principais do filme foram definidas naturalmente, no meio do processo, pelo carisma e afinidade com a equipe. "Também lá pela metade foi quando percebemos que haviam alguns elementos do clássico 'Paris Is Burning' [documentário de 1990 estrelado por drag queens de classe baixa nova-iorquina], por estarmos retratando um grupo majoritariamente formado por jovens gays e negros que criaram a sua própria comunidade e investiam a sua energia na adoração às divas do pop."
"No final desse processo, acabamos nós mesmos nos tornando 'fãs dos fãs' de Beyoncé, devido ao seu humor, talento e, principalmente, à coragem em jogar na cara da sociedade quem eles são, sem medo", explica Toledo.
Waiting for B terá três exibições dentro do In-Edit Brasil e em todas elas com a presença dos diretores. Veja os horários e locais:
Sábado, 10/09, às 21h, no Cinesesc - R$ 12 (meia-entrada, R$ 6).
Terça, 13/09, às 20h, no SPCine Lima Barreto - CCSP (entrada gratuita).
Quarta, 14/09, às 14h30, no SPCine Olido (entrada gratuida).
A programação completa do festival, que vai de 7 a 18 de setembro, você tem no site www.in-edit-brasil.com/main