Já está em pré-venda o livro Joana Princesa, definido pela autora, Janaína Leslão, como o primeiro conto de fadas brasileiro com uma princesa trans.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A obra trata de uma princesa que, ao nascer, recebe o nome de João. Algum tempo depois, a criança pede para que seus pais a chamem de Joana, pois, assim como ela, seu nome também tinha crescido; queria ser menina para sempre.
Sem saber o que fazer, o rei e a rainha tentam reverter a situação e até consultam a bruxa do reino. Enquanto isso, Joana acalenta em seu coração o desejo de "ser uma garota igual a todas as outras". Para realizar seu sonho, parte em uma grande aventura em busca do Arco-Íris Mágico que, segundo a lenda, pode transformar rapazes em garotas.
A autora já tem histórico na arte LGBT. Em novembro de 2015, Janaína lançou A Princesa e a Costureira, outro conto de fadas inovador, que trata do amor entre duas mulheres. Com ótima aceitação, o livro virou espetáculo teatral, o que aliás também deve acontecer com a nova obra.
O lançamento de Joana Princesa, pela Metanoia Editora e ilustrações de Marina Tranquilin, será em 28 de maio, às 13h, no Museu da Diversidade Sexual, em São Paulo. Na pré-venda, o livro está com frete grátis. Ele pode ser encontrado no site da editora neste link.