Pesquisa recente publicada pelo Journal of Applied Social Psychology mostrou que jovens que leram a saga Harry Potter são mais tolerantes aos LGBT.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
O estudo, chamado "A magia de Harry Potter: reduzindo o preconceito", revelou que quanto mais romances do herói de Hogwarts estudantes leram, mais eram transigentes à comunidade arco-íris.
A pesquisa também identificou que os livros de J.K. Rowling tiveram impacto positivo sobre as atitudes em relação aos imigrantes e refugiados, que foram classificados como grupos que são igualmente discriminados.
Foram realizados três estudos - um com crianças do Ensino Fundamental e outros dois com alunos do Ensino Médio e universidade na Itália e no Reino Unido - que corroboraram a tese dos pesquisadores.
A autora nunca fez segredo de que a saga Harry Potter é uma analogia sobre a luta pelos direitos civis, que faz referência ao nazismo e que sempre pensou no professor Dumbledore como homossexual. Em sua vida pessoal, J.K. Rowling é uma grande aliada da comunidade LGBT.