A vida de uma das primeiras transexuais brasileiras é o foco de Joelma, espetáculo que estreia na sexta-feira 20 e faz curta temporada, com ingressos gratuitos, na Caixa Cultural São Paulo.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A peça narra a história de Joelma, hoje com 71 anos, nascida em Ipiaú, interior da Bahia. Após 30 anos vivendo na capital paulista, onde passou por cirurgia de redesignação sexual, Joelma casa e volta a sua cidade natal com sua verdadeira identidade. Como se não bastasse toda essa árdua trajetória, um assassinato traz à narrativa do espetáculo um tom de drama policial.
O monólogo - interpretado por Fabio Vidal - é derivado de curta-metragem de mesmo nome e aprofunda referências estabelecidas no filme. Diálogos, histórias, personagens e questionamentos são acrescentados na peça que Vidal co-escreve e codirige com Edson Bastos.
As ações do projeto se alastram para fora de cena. Além do espetáculo, há a performance Joelma Circula, que leva a personagem a um passeio de bicicleta pelas ruas do Centro convidando o público para assistir ao espetáculo, o que gera conteúdo audiovisual posteriormente compartilhado na internet.
Há também o workshop "Teatro Físico" (26/5, de 9 às 13h), ministrado por Fabio Vidal, que abordará diversas práticas físicas para desenvolvimento e aprimoramento de princípios, técnicas e qualidades expressivas que orientam o participante para a apresentação pública. Junior Cecon, que ministra o workshop "Formatação e Gestão de Projetos Culturais" (26/5, de 14h às 18h), proporcionará informação, discussão e reflexão acerca da importância de uma gestão estratégica de projetos culturais, fornecendo noções sobre elaboração e formatação de projetos de natureza cultural para leis de incentivo à cultura.
Os alunos receberão orientação do facilitador Edson Bastos no workshop "Técnicas de Produção Audiovisual" (28/5, de 14 às 18h) sobre conteúdos introdutórios a respeito do processo de produção audiovisual e mercado de trabalho. Mais informações sobre os workshops você tem no site Território Sírius.
A atividade "Mediação Joelma" promoverá ações educativas, informativas e artísticas desenvolvidas por um arte-educador com alunos de escolas públicas, com o intuito de gerar aproximação com a linguagem teatral, com o espetáculo Joelma e com as temáticas envoltas a ele (como questões de gênero, sexualidade, transexualidade, homossexualidade, homofobia, alteridade, aceitação às diferenças, ética e justiça).
Por fim, haverá ainda a projeção do curta-metragem Joelma, que inspirou a montagem do espetáculo. A exibição será em 27/05, às 15h, no auditório da Caixa Cultural São Paulo, seguido de bate-papo com o diretor Edson Bastos.
A peça fica em cartaz de sexta a domingo até 29 de maio. Mais informações sobre horários e como retirar os ingressos você tem em nossa Agenda.