Atrasada e inclusiva! Adjetivos da nova campanha contra HIV/aids do Governo Federal, lançada apenas na terça 20, quase três semanas após o 1º de Dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, tradicional em ser data para ações desse tipo. A iniciativa é assinada pelo Ministério da Saúde.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Quanto à inclusão diz respeito a forma respeitosa que o vídeo da campanha trata os relacionamentos homossexuais e a importância da prevenção. Protagonizado por um casal hétero, o filme traz dois gays que transaram por uma noite e outro sorodiscordante com relação duradoura.
O slogan da campanha é "Aids, escolha sua forma de prevenção". O objetivo é informar, principalmente jovens, que há outras formas de evitar a infecção por HIV além da camisinha, embora ela continue recomendada para não haver transmissão de outras DST.
De forma bem didática, o vídeo explica a chamada prevenção combinada. Estão aí Profilaxia Pré-exposição - Prep - tomada de forma contínua, a Profilaxia Pós-Exposição - Pep - tomada por 30 dias após uma transa sem preservativo, a testagem regular de HIV e o tratamento das pessoas soropositivas, o que reduz quase a zero a chance de transmissão.
A campanha também conta com cartazes para gays e trans.