A partr do próximo dia 27, a TV Globo passará a veicular a campanha "Tudo começa pelo respeito", durante sua programação.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Segundo o joralista Mauricio Stycer, do UOL, a emissora define as inserções como "plataforma de mobilização sociail" contra o preconceito e a discriminação e em defesa da diversidade.
O lançamento da campanha coincide com a veiculação da primeira cena de sexo gay em uma novela esta semana - a de Caio Blat e Ricardo Pereira em Liberdade, LIberdade.
Mais
>>> Primeira cena de sexo gay em novelas incendeia a internet
No entanto, a diretora de responsabilidade social do canal, Beatriz Azevedo, diz que apenas aliou o momento oportuno aos anúncios, pois não intereferiu em nada na trama escrita por Mário Teixeira.
Mas em outras novelas da casa, houve sugestões, sim, para tocarem no tema. Em Velho Chico, por exemplo, a Globo assinou um termo de passeria com a Conservação Internacional, uma ONG que tem por objetivo "trabalhar para garantir um planeta saudável e produtivo para todos", explica Beatriz.
Já na atual temporada de Malhação, ao autor Emanuel Jacobina, foi apresentado o programa das Nações Unidas de combate a aids (Unaids). Deste encontro, nasceu o personagem Henrique (Thales Calvacanti) que é soropositivo e namora uma garota soronegaiva. Dentre as ações nesse núcleo da trama, foi mostrado um vídeo incentivando à testagem do HIV.