A força do turismo LGBT é tamanha que mesmo uma das regiões que mais recebem viajantes arco-íris no mundo quer avançar. A Comissão Europeia de Turismo (ETC, na sigla em inglês) firmou parceria com a International Gay & Lesbian Travel Association (IGLTA) com o objetivo de promover a Europa como destino turístico no mercado LGBT.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Diretor-executivo da ETC, Eduardo Santander, explica que esta parceria é um dos pilares da estratégia de longo prazo da comissão para aumentar a competitividade do setor no turismo europeu. O anúncio foi feito em homenagem ao Dia Internacional contra a Homofobia, celebrado no último dia 17.
A IGLTA, entidade maior do turismo arco-íris no mundo, e Comissão Europeia de Turismo estão comprometidas com um mundo onde todos os viajantes se sintam bem-vindos, independentemente da sua orientação sexual ou identidade de gênero. A parceria tem como objetivo fortalecer a indústria do turismo em geral.
"A Europa é um destino acolhedor que abraça a diversidade e a comissão trabalha estreitamente com os seus países membros para assegurar que os valores europeus da igualdade e da tolerância sejam refletidos em nossa imagem como destino turístico", ressalta Santander.
O presidente da IGLTA, John Tanzella, informa que a instituição está ansiosa para trabalhar mais estreitamente com a Comissão Europeia de Turismo na promoção de viagens. "Quando você olha para a linha do tempo das legislações positivas LGBT e da igualdade no casamento, você vê que a maioria dos destinos que abre o caminho são europeus", diz Tanzella. Para se promover como destino turístico LGBT é sabido que o lugar precisa ter legislação pró-diversidade.
A comissão tem sido responsável por divulgar a Europa como destino no exterior desde a sua fundação, em 1948. Hoje a organização é composta por 32 escritórios nacionais de turismo da Europa, que se unem para promover o continente como um destino turístico pelo portal www.visiteurope.com.