O movimento arco-íris de São Paulo vai se levantar para defender a laicidade em 2017. Foi definido na tarde do sábado 29 o tema da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. A 21ª edição, em 2017, terá como foco o Estado laico.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
O encontro, realizado na sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT), na Bela Vista, começou com quatro propostas de temas: educação, família, Estado laico e protagonismo feminino LBT.
A decisão foi feita em duas votações. Na final, restaram Estado laico, que venceu com 26 votos, e protagonismo LBT, que teve 22. Houve uma abstenção. A reunião foi aberta à toda comunidade arco-íris. A necessidade da existência de um Estado laico já foi tema da marcha em 2008.
Coproprietário do Guia Gay São Paulo, Welton Trindade foi o autor da proposta do Estado laico. A defesa do tema vencedor destacou a necessidade de educar a comunidade sobre o que é a laicidade do Estado, qual a importância de cobrar essa postura dos governantes e a grave ameaça à cidadania que ocorrre com o avanço de gestores públicos que atuam com base em preceitos religiosos.
Foi lembrado que a bancada evangélica tem 199 integrantes na Câmara dos Deputados e que a cidade do Rio de Janeiro tem grande chances de ser governada por um bispo da Igreja Universal do Reino de Deus.