A vereadora trans e negra Erika Hilton (Psol), de São Paulo, é conhecida por defesa de direitos humanos e do respeito à diversidade. Entretanto, comentário dela sobre o fato de um participante do Big Brother Brasil 21 ser branco fez com que ela fosse fortemente criticada por diversas pessoas no Twitter. Houve inclusive quem disse ter se decepcionado de ter votado nela.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Na segunda 22, a parlamentar, que mostra ser fã do reality pela quantidade de tuítes a respeito da atração, fez comentário negativo sobre o participante Arthur Picoli tendo como base inclusive a etnia dele.
Em uma das interações, um usuário disse "Amiga, eu sou branco". Como resposta, a vereadora postou "Nada contra, inclusive tenho amigos". Trata-se de frase usada comumente por pessoas preconceituosas para justificar alguma restrição principalmente a LGBT e repetida como piada, de forma geral, dentro da comunidade arco-íris.
O post teve muitas aprovações. Às 20h54 da quarta 24, havia 6.849 likes. Mas também recebeu muitas críticas. Tudo isso enquanto ela ocupava a mídia por ter conseguido aprovar Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal para apurar crimes contra pessoas trans, na terça 23.
Dentre os comentários, os de reprovação são maioria. Há pessoas que apontam postura discriminatória, outras que demonstram incoerência da psolista e até quem tenha se arrependido de ter votado nela.
Pronto, mais um suicídio político na esquerda. Ó vida...
— Lopes Castro Gustavo (@lopescastrogu) February 23, 2021
A Erika tá aprendendo certinho com a Lumena e com a Carol.
— Mario Jorge Dorna De Oliveira Junior (@MarioDornaJr) February 23, 2021
Eu espero un pouco mais de sensatez nas ideias e palavras. Colocar as coisas dessa forma, afasta as pessoas. Não dialoga, não constrói. Se é por diálogo, justiça e equidade que lutamos, não vamos alcançar isso com falas tão equivocadas.
— ???? (@_Wilou) February 23, 2021
Ô, meu bem, admiro muito tua trajetória, força, inteligência e poder de mobilização, mas não dá pra concordar com tua fala. Prato cheio pra bolsonaristas, além da clara atitude contraditória, diante das pautas que levantamos no campo progressista.????
— ????? ?????? ????? (@santosedsons) February 23, 2021
Penso que estamos em uma luta por igualdade e respeito entre pessoas de todas etnias e raças, então para obtermos essa tal igualdade o respeito deve ser mútuo!
— Patrick Campigotto (@PatrickCampigo1) February 23, 2021
Não entendo onde a cor de alguém é pressuposto para as atitudes! E você, que estava aprendendo a admirar, já vai sair do rol das pessoas que emitem opiniões sensatas para mim! E certamente, para outras centenas de mulheres negras e brancas ( já que já essa separação pra você)!
— LBARSAN (@LCBARSAN) February 23, 2021
se eu falar "Pior que o Projota só Karol. Quem além de tudo é negra e rapper. Affffff" tá suave?
— BBBrubo ? (@AlboccinoBruno) February 23, 2021
"Alem de tudo é branco" muito triste ler isso, acho o projota bem pior viu moça mas jamais por ele ser negro e sim porque ele fez fortuna fingindo ser alguém que ele não é enganando milhares de fãs.
— Thalles Silva (@ThallesSilva27) February 23, 2021
@arthurpicoli é deplorável, mas tb é deplorável tua atitude ao afirmar que a cor de pele dele (branca) só piora as coisas. Depois a militância vem dizer que não existe preconceito reverso. Estou muitooooo arrependido de ter dado meu voto pra vc.
— JGN (@JosGuidaNeto1) February 23, 2021