Buenos Aires vai sediar a Associação Latino-Americana de Turismo LGBT (ALT LGBT), entidade que reunirá empresas, profissionais e organizações de oito países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Peru e Uruguai.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
O anúncio da organização foi feito pelo presidente da Câmara de Comércio Gay Lésbica da Argentina (CCGLAR), Pablo de Luca, durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri, na Espanha, na semana passada.
Foram quase dois anos de planejamento, segundo Luca. "Pensamos que era necessário unir os esforços individuais para melhorar o envolvimento de empregadores e prestadores de serviços turísticos na região e promover os eventos que são realizados em cada um desses países", explicou.
A reunião das primeiras nações participantes não deve ter sido por acaso. À exceção do Peru, todos os outros países tiveram de pequenas a grandes conquistas nos direitos arco-íris nos últimos anos. A entidade afirma que estão abertos para receber outros países das Américas Central e do Sul.
O vice-presidente de CCGLAR, Gustavo Noguera, afirmou que a nova entidade será apresentada oficialmente durante a GNetwork360, conferência de negócios e turismo LGBT mais importante da América Latina e que terá lugar em Buenos Aires de 2 a 5 de agosto.
No Brasil, o convidado é Clovis Casemiro, que possui bastante experiência no segmento arco-íris do turismo. "Estamos começando a articulação, na montagem do grupo no Brasil e nos outros paises", disse à Guiya Editora. "Percemos que muitos dos paises já recebem os seus 'hermanos' da Colômbia, Uruguai, Argentina, dentre outros, mas ainda não havia sinergia a juntar estas pontas. Prentendemos também pensar como um bloco econômico mais forte, juntando os diferentes esforços em seus países e trocando informações, destinos, locais legais para uma viagem dentro da America Latina."