Sair do armário pode ser difícil ou até traumático para muita gente. O que mais passa pela cabeça de LGBT nessa hora é: será que meus pais e amigos vão continuar gostando de mim?
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Foi pensando nessa questão que nasceu o aplicativo You're Accepted (Você é aceito), parceria da entidade arco-íris Minus 18 com a agência de publicidade australiana GPY&R.
O app/site permite que pessoas enviem anonimamente mensagens a familiares e amigos por meio do Facebook ou e-mail para saber se elas as apoiariam e avaliar como elas reagiriam.
"Ter ao menos um amigo solidário neste processo pode fazer toda a diferença", diz Micah Scott, presidente da entidade ao site The Age. "E sair do armário pode ter um efeito bola de neve - quanto mais pessoas sabem, mais fácil fica."
A intenção é incentivar as pessoas a se assumirem, tanto que se os amigos ou parentes responderem com mensagens negativas (assim como homofóbicas e bullying), elas não serão enviadas. A moderação é feita manualmente pela agência, que devem receber ajuda de voluntários da instituição em breve.
Micah afirma que se assumir por meio de redes sociais é cada vez mais comum, já que evita uma possível rejeição cara a cara. A plataforma foi lançada em abril, mas só agora ganhou repercussão internacional.