Com o objetivo de incluir e dar visibilidade à comunidade arco-íris, será realizada neste domingo 11 a 1ª Parada da Cidadania LGBT da Zona Leste, em São Miguel Paulista.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Apresentada pelo jornalista Anderson Azevedo e pela drag e militante Salete Campari, a marcha é uma realização da Associação Cultural da Pluralidade Sexual (ACPS) com o site PapoMix.
Em conversa com o Guia Gay São Paulo, Azevedo explicou que, por diversas vezes nos últimos dez anos no comando do PapoMix, tentou trabalhar questões da comunidade, como a busca pelo respeito e igualdade, de maneira inclusiva.
"A falta de apoio sempre foi um problema!", explica o jornalista. "Em julho deste ano, realizamos um projeto para divulgar a cidadania, visitamos várias regiões da cidade, e, conhecendo a pluralidade da nossa comunidade, surgiu a ideia de realizar essa primeira parada, que busca descentralizar o movimento LGBT, valorizando nossos artistas e militantes das mais variadas regiões."
A partir do meio-dia, a Praça Padre Aleixo Monteiro, também conhecida como Praça do Forró, receberá trio elétrico e cerca de 25 atrações de artistas ligados ao movimento arco-íris, como DJs e go-go dancers.
O evento contará com show da Escola de Samba Unidos de Santa Bárbara, que tem como integrante Flayra Fleck, primeira rainha de bateria transformista do carnaval paulistano, além do Show da Cidadania de São Miguel Paulista, com performances de artistas locais, e os indicados para a Corte LGBT da Zona Leste, com premiação para LGBT. A expectativa é de reunir 500 pessoas.
Dia de Cidadania LGBT
Azevedo informa que no próximo dia 25, também na Zona Leste, a associação realizará o Dia de Cidadania LGBT, em São Mateus, para comemorar o aniversário do bairro com oito horas de shows com artistas LGBT locais e convidados. O evento terá início às 12h no Largo de São Mateus.