O britânico Tom Daley ganhou sua primeira medalha de ouro salto ornamental sincronizado no trampolim de 10 m em uma olimpíada, nesta segunda-feira 26.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
"Sou um homem gay e também um campeão olímpico. E me sinto muito empoderado por isso porque, quando eu era mais jovem, eu sentia que nunca alcançaria nada por ser quem eu era", afirmou o atleta à agência de notícias dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Mais
>>> Recorde: 166 atletas LGBT disputam Olimpíada de Tóquio
Nesta modalidade, Daley havia sido bronze duas vezes: em Londres-2012 e no Rio-2016.
O salto é em dupla e ele venceu junto com o também saltador Matty Lee.
"Ainda não consigo acreditar que realmente fizemos isso!", comemorou Daley nas redes sociais.
E continuou: "Após quatro olimpíadas e 20 anos de mergulho! Uma medalha de ouro olímpica! E fazer isso com Matty Lee foi ainda mais especial! Eu queria que minha família estivesse lá para ver, mas saber que meu marido e meu filho nos viram ganhar o ouro olímpico é o próximo nível."
Daley, de 27 anos, é casado com o roteirista Dustin Lance Black, vencedor do Oscar em 2009 por Milk - A Voz da Igualdade e eles têm um filho, Robbie, de três anos.
Dustin também celebrou nas redes sociais a vitória do marido: "Sem palavras! Quantas lágrimas! Você é um CAMPEÃO OLÍMPICO! Parabéns Tom e Matty Lee".
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits - 2021 no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do pop, eletrônico e MPB do ano.