Morreu na tarde da sexta-feira 15 em São Paulo, o maquiador e cabeleireiro Ricardo Corrêa da Silva, mais conhecido como "Fofão da Augusta".
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Ricardo era um dos personagens mais lendários das ruas da capital paulista há décadas. Ele tinha 60 anos e sofreu uma parada cardíaca no Hospital do Mandaqui, Zona Norte, onde estava internado.
Natural de Araraquara (a 270 Km da capital), Ricardo saiu de casa após terminar o Ensino Médio e tornou-se cabeleireiro em São Paulo. Entre a metade dos anos 1980 e início da década seguinte, ele se tornou um profissional respeitado e maquiou famosas, como Ana Maria Braga e Glória Menezes.
Após sofrer um golpe e passar a ter surtos de esquizofrenia, Ricardo foi trabalhar nas esquinas, principalmente na Avenida Paulista e Rua Augusta, entregando flyers de espetáculos teatrais. O apelido veio do famoso personagem infantil de TV dos anos 1980 por causa de injeções de silicone que deformaram parcialmente seu rosto.
A história de Ricardo foi contada pelo jornalista Chico Felitti ao BuzzFeed, em outubro passado. Em uma investigação minuciosa, que incluiu visita à cidade natal do maquiador, Felitti traçou a trajetória de um personagem deixado à mercê de sua própria sorte.
Foi o próprio jornalista que informou sobre a morte do maquiador em sua página no Facebook. Ele estava ajudando Ricardo a tirar seus documentos para que pudesse receber uma herança. No meio do processo, semanas atrás, houve um novo surto e Ricardo foi internado. De acordo com Felitti, o corpo do maquiador deve ser cremado em Araraquara.