Sobre alguns você nunca desconfiou. Já, outros, esperava apenas pela pessoa se declarar. Há muitos significados em se assumir LGB ou T, mas uma coisa é certa: é o próprio indivíduo quem deve se posicionar.
Seja nos esportes, nas artes, no jornalismo ou na internet, dezenas de famosos decidiram tornar pública sua orientação sexual ou identidade de gênero e ajudaram a mostrar que, sim, pode-se ser quem você é e continuar a ter muito sucesso em sua carreira.
Confira quem saiu do armário em 2022 (há mais informações clicando no nome de cada pessoa):
A homossexualidade do ator tornou-se pública em seu aniversário de 41 anos. O recifense ganhou declaração do namorado, Victor Novaes, com quem está há 10 anos. "Amo você e tudo o que você representa", respondeu Armando.
O ator e psicólogo, que teve breve romance com a jornalista Glória Maria em 2008, contou que teve muito medo de se aceitar gay e que foi muito difícil se assumir. Bernardo protagonizou ensaio nu ao lado do marido, Betoh Cascardo.
Correspondente da TV Globo em Nova York, a jornalista divulgou imagens do casamento com a diretora do Globo Repórter, Mônica Maria Barbosa, realizado em Búzios (RJ). "Te amo mil vezes e muito mais. Recém-casadas e contagiadas por dias inesquecíveis com pessoas tão maravilhosas", escreveu Candice, em suas redes sociais.
Christiana Guinle
Conhecida por novelas como Lado a Lado (2012), a atriz de 57 anos revelou que desde os 15 se identifica como gênero fluido, mas que só agora tomou conhecimento do termo. Até então considerava-se apenas lésbica. "Não quero ter que viver numa prisão. Para mim, gênero não é algo que parece ou deva ser fixo", disse à revista Marie Claire.
"O homem da minha vida é uma mulher". Foi com essa frase que a humorista revelou o amor que sente pela empresária Adriane Bonato e a pediu em casamento. Posteriormente, Claudia disse que não gosta de mulher, "só da Adriane".
Número 12 do mundo, a tenista russa declarou-se lésbica e criticou a homofobia em seu país. "Enquanto você não se assume, você não se sente bem (...) Sério, se houvesse uma escolha, ninguém escolheria ser gay. Por que tornar sua vida mais difícil, especialmente na Rússia?", questionou.
Deborah Secco
A atriz revelou-se bissexual ao dizer que se atrai por mulheres e teve relacionamentos lésbicos. "Quando elas são muito incríveis e interessantes, me seduzem também", disse Deborah, que é casada com Hugo Moura desde 2015. "Mulheres, geralmente, são foda! Eu sou livre, gosto de pessoas. Tenho uma inclinação maior a me interessar por homens, mas já namorei algumas mulheres."
Emelie Sandé
A cantora de 35 anos revelou, em março, que estava envolvida com outra mulher. Questionada se ela é bissexual, Emelie respondeu: "Não tenho certeza de como me identifico, mas, acho que sim."
Emerson Ferretti
Revelado pelo Grêmio e ídolo no Bahia, o ex-goleiro assumiu-se gay aos 50 anos. "Quando eu entendi o que eu era, demorou tempo para aceitar o fato e depois ainda demorou muito tempo para aceitar me relacionar com alguém do mesmo sexo. Foi um processo muito demorado, e eu acho que o pior tudo foi solitário. Não tive com quem dividir esse peso", disse ao podcast Nos Armários dos Vestiários.
Emma Corrin
Em 2021, Emma já esteve na lista de famosos que se assumiram por ter dito que se identificava como "queer". Neste ano, Emma foi mais específica e passou a se identificar como pessoa não-binária. "Na minha opinião, gênero simplesmente não é algo fixo. E eu não sei se algum dia será; sempre pode haver alguma fluidez pra mim", disse.
Fernanda Souza
A atriz, que foi casada com o cantor Thiaguinho entre 2015 e 2019, anunciou namoro com a amiga de infância Eduarda Porto, em abril. "Somos muito gratas por termos nos encontrado nesse caminho lindo que se revelou para nós. Amor é amor", escreveu Fernanda em suas redes sociais.
Gil Monteiro
Conhecido no meio católico, o cantor e compositor assumiu-se gay e disse estar num relacionamento com um homem há cinco anos. Por causa disso, Gil revelou ter sido boicotado pela igreja. "É muita gente machucada, dilacerada. Ao me assumir, talvez esteja fechando portas", declarou ao jornal Extra.
Não foi pouca coisa o "outing" de Igor. Ao se declarar homossexual, o brasileiro se tornou o primeiro árbitro do quadro da Federação Internacional de Futebol (Fifa) assumidamente gay. "Passei minha vida sacrificando o que sou para me proteger da violência física e emocional da homofobia", disse.
Casado há 10 anos com a ex-Rouge Aline Wirley (que se declarou bissexual em 2021), o ator assumiu-se bi em postagem ao lado da esposa. "Nossa bissexualidade só potencializa nossa relação", escreveu o casal em suas redes. Eles também divulgaram estar em uma relação aberta.
Outro que fez história é Isaac Humphries. Em novembro, o atleta se tornou o primeiro jogador de basquete abertamente gay em uma liga de primeira linha no mundo. "Eu estava com nojo de mim. Eu acha que não podia ser essa pessoa dentro do nosso ambiente", contou o australiano sobre a dificuldade em se assumir.
Mais um esportista: após 32 anos, um jogador de futebol se assumiu gay na Inglaterra. O único, até então no país, era Justin Fashanu, assumido em 1990 e morto oito anos depois. Com apenas 17 anos, Daniels, que atua num clube da 2ª divisão, afirmou que odiava mentir a vida inteira e que quer ser exemplo de que "você não precisa mudar quem você é".
Janelle Monáe
A cantora e atriz de 37 anos já havia se declarado bissexual e pansexual em outros anos. Em 2022, Janelle se assumiu pessoa não-binária. "Eu sou não-binária, então, simplesmente não me vejo como uma mulher, apenas... Sinto que Deus é muito maior que 'ele' ou 'ela'. E se eu sou Deus, sou tudo", disse. Ainda assim, ela admite, para si, pronomes femininos ou neutros.
Jefferson Campos
Em junho, o ex-jogador de basquete, que atuou por três temporadas no NBB, de Brasília, desejou feliz dia dos namorados ao seu amado. Depois, em entrevista, Jefferson disse que contou aos poucos para as pessoas com quem convivia.
Dois após se assumir gay, a cantora gospel anunciou que iniciou transição de gênero e que se identifica como mulher trans."Recomeçar não é fácil, mas estou feliz por estar vivendo todo esse processo", declarou ao UOL.
Com papel de destaque em novelas como Órfãos da Terra (2019) e Pantanal (2022), a atriz não deu nome ao bois, mas deixou claro que não se atrai apenas por um gênero. "Se sou bi ou não, hétero ou não. Gosto de pessoas, com quem me identifico e conecto", afirmou ao jornal O Globo.
Já Kit Connor sentiu-se obrigado a se assumir bissexual. O ator de 18 anos declarou que foi pressionado por usuários das redes sociais que achavam que ele era um hétero interpretando um personagem bi na série Heartstopper, da Netflix.
Lil Uzi Vert
Com histórico de relacionamentos héteros, rapper não admite mais pronomes masculinos. Em julho, Lil divulgou em suas redes sociais que seus pronomes agora são neutros ("they/them"), o que significa que assumiu-se pessoa não-binária.
Lzzy Hale
Após anos de especulações sobre sua vida íntima, Lzzy Hale, vocalista e guitarrista da banda de rock Halestorm se pronunciou. A artista afirmou que escondeu sua bissexualidade por ter crescido em uma família cristã e achado que o que sentia era errado. "Seu verdadeiro eu é precioso, ninguém pode tirá-lo de você". aconselhou.
Seis meses após início de seu relacionamento com Adriana Calcanhotto, a atriz falou publicamente sobre o tema. "Acho bonito ser discreta", disse à Veja. Três meses depois, no entanto, Maitê falou até demais. A artista revelou que preferia que a cantora fosse homem. "Mas ela é mulher, gosto dela e aceito isso." A declaração foi bastante criticada nas redes sociais e a exposição do namoro teria sido um dos motivos do término pouco tempo depois.
Vocalista do Trio Los Angeles, grupo que fez muito sucesso na primeira metade dos anos 1980, Márcio assumiu-se gay aos 72 anos. "Sou um cara moderno e hoje tenho que ter essa liberdade. Vou mentir até quando? Tenho um companheiro que cuida muito bem de mim. É o Wagner, que está comigo há muitos anos", declarou.
Em 2021, o ator negou ter se assumido bissexual após uma declaração dele próprio sobre o assunto. Este ano, no entanto, Caruso confirmou estar em um relacionamento após o técnico de enfermagem Marcos Paiva divulgar fotos dos dois juntos em Portugal e terem comprado alianças numa feira.
A atriz havia dito, em 2016, que já ficou com mulheres, mas foi só este ano que Maeve assumiu um relacionamento lésbico, com a cineasta Carolina Markowicz e ficou claro ao público que ela é bissexual. "É vivo. É amor de sereia", escreveu junto à foto com a amada.
Em janeiro, BBB23 mal havia começado e a atriz deixou claro que era bissexual. "Quem é que é mulher 'do vale' aqui? Só eu?", questionou Maria em conversa com outros participantes. Durante sua estadia, que não foi longa, a atriz beijou Linn da Quebrada e contou que ficou, numa festa, com a mesma mulher que seu pai.
MC Soffia
"Acho que já nasci bissexual", declarou a rapper paulistana de 18 anos. A artista contou que sempre teve apoio da família e acrescentou: "Não vou dizer que é fácil, porque a sociedade é homofóbica, mas não tem como me esconder para deixar a mente dos homofóbicos em paz."
Mulheres casadas com homens que declaram gostar de mulheres não é assim tão incomum, já quando se trata de homens na mesma situação... É de se admirar o fato do ator conhecido pela série Sobrenatural ter se assumido bissexual durante evento com fãs da produção. Misha é casado com a mesma mulher há 21 anos e pai de dois filhos.
A comediante resolveu tornar público o relacionamento com a empresária Ramona Agruma após receber prazo de dois dias de um jornal australiano para comentar sobre o seu namoro. Ententendo que a relação seria divulgada, Rebel se antecipou e fez declaração de amor a Ramona.
A atriz da novela Um Lugar ao Sol deixou clara sua bissexualidade ao revelar relações abusivas que sofreu com mulheres no passado. Vivendo há cinco anos com a publicitária Bebel Luz, Renata afirmou que nunca foi alvo de hostilidade sobre sua orientação sexual e que a questão foi superada pela família.
Ídolo do esporte mais popular do País e também um dos mais homofóbicos, Richarlyson assumiu-se e tornou-se o primeiro ex-jogador de futebol no Brasil a se declarar bissexual. "O mais importante, que é pauta, não vai mudar, que é a questão da homofobia. Infelizmente, o mundo não está preparado para ter essa discussão e lidar com naturalidade com isso", disse, ao podcast Nos Armários dos Vestiários.
Bastante conhecido em seu país natal, Portugal, o ator falou abertamente sobre ser gay à revista Caras. "Sendo homossexual, desde cedo percebi que não sou como as pessoas esperam que seja, portanto tenho de encontrar a minha maneira de ser e tranquilizar-me com aquilo que sou."
Sawyer Fredericks
Vencedor da 8ª temporada do The Voice norte-americano, o cantor assumiu sua bissexualidade nas redes sociais. Sawyer, de 23 anos, contou que quando mais novo achava que era hétero, pois sentia mais atração por mulheres e não sabia que havia outras denominações além de gay e hétero. "Sou privilegiado e nunca fui discriminado por causa da minha sexualidade", afirmou.
"Sou bissexual e acabou", declarou a influenciadora. "Meu processo foi uma coisa muito leve porque, quando eu descobri que gostava de mulher, não fiquei 'meu Deus, vou ser apedrejada'. A minha única preocupação era mesmo o processo de contar para a minha família, mas em nenhum momento eu fiquei me prendendo."
Autor de hits do R&B nos anos 1990, o cantor assumiu-se gay aos 45 anos à revista People. "Não escondi nada de mim. Eu não tentei agir de uma certa maneira nem nada", disse. "Você simplemente não podia ser [gay] naquela época."
Em 2020, o cantor revelou que tinha curiosidade em ficar com homens. Neste ano, Vitão foi além e disse que tem se entendido "de outras formas, me relacionado com pessoas diferentes". Ele questionou rótulos: "Talvez a gente só goste de se encostar mesmo, de se amar, independente de gênero, roupa, de qualquer coisa, de órgão sexual."
Ex-galã da novela teen Malhação, da TV Globo, Ycaro tornou pública sua homossexualidade ao se declarar ao namorao, o DJ Bruno Moutinho. "É sobre amar de todas as formas, respeitar e evoluir juntos", escreveu o ator na legenda da imagem em que aparece beijando o amado.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits 2022 no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.