Viggo Mortensen respondeu com uma tirada quando questionado sobre sua decisão de interpretar um gay em seu próximo filme.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
"Peço desculpas a todos os proctologistas por escalar David Cronenberg", afirmou à agência Reuters.
Mortensen é o diretor (sua estreia atrás das câmeras) e protagonista de Falling, filme que estreia na Europa em novembro - ainda não há previsão para o Brasil.
A resposta do artista refere-se ao fato de ter escalado o diretor canadense David Cronenberg no papel de um proctologista.
A pergunta surgiu porque há movimento no ativismo de que atores heterossexuais não deveriam interpretar papéis homossexuais.
O longa fala de um idoso racista e homofóbico (Lance Henriksen) que precisa se mudar de sua fazenda para a casa do filho gay, em Los Angeles, ao apresentar sinais de demência.
"Há certos personagens que não vou interpretar", continuou o ator. "Eu não interpretaria Eric, o sino-havaiano-norte-americano." Eric é o marido de John, seu personagem no filme, e vivido por Terry Chen.
Mortensen, que é hétero, explicou que sua decisão de apresentar John como homossexual não foi um "truque, âncora ou gatilho".
Ele contou que decidiu reescrever a sexualidade do personagem em uma cena em que este recebe um telefonema da pessoa com quem vivia.
"Eu pensei, e se não for uma esposa? E se for um marido?", disse. "Vou tentar isso. Vou escrever a próxima cena e ver como é. Se não funcionar ou parecer que de alguma forma não é adequado para a história, não vou usá-lo, mas gostei."