A Rússia retalhou Rocketman, filme que conta a história do cantor Elton John e que acaba de estrear em dezenas de países, inclusive o Brasil.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
"Todas as cenas de beijos, amor ou sexo oral entre homens foram cortadas", afirmou o crítico de cinema russo Anton Doline, segundo a Agência France-Press.
Críticos do país assistiram ao longa em sessão na sexta-feira 31. O filme de Dexter Fletcher, estrelado por Taron Egerton no papel do músico, estreia na Rússia na sexta-feira 6.
Outro jornalista apontou que cenas com drogas também foram cortadas.
A Central Partenership, que distribui o filme no país, confirmou à agência estatal Tass que modificou o longa para "respeitar as leis russas".
Desde 2013, há uma lei que proíbe "propaganda gay" em frente a menores de idade no país. Isso inclui beijos na televisão ou entre casais nas ruas, por exemplo.
No entanto, o filme terá classificação indicativa para maiores de 18 anos, o que o liberaria de veicular qualquer referência gay nas salas de cinema.
O mesmo crítico Doline ainda diz que a mensagem final do longa também foi modificada. Na versão original, é mostrado que Elton John encontrou o amor e cria duas crianças com outro homem. Na versão apresentada para os críticos na Rússia, fala-se que ele criou uma associação que luta contra a aids.