Será lançada em agosto a biografia Revolucionário e Gay: A Extraordinária Vida de Herbert Daniel - Pioneiro na Luta pela Democracia, Diversidade e Inclusão.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Escrita pelo historiador e ativista LGBT James N. Green, a obra conta a história do belo-horizontino nascido em 1946 que lutou contra a Ditadura Militar.
Na juventude, em meados de 1960, Herbert integrou grupos políticos de esquerda, como o Polop, Colina, VAR-P e a VPR, da qual foi um dos líderes, ao lado do comandante Carlos Lamarca.
"Mas a atuação revolucionária no campo político, contrastava com a repressão de sua homossexualidade, que sentia como um ‘exílio interno’, como descreveu depois", explica a resenha do livro.
"Apenas em seu segundo exílio, na Europa, na década de 1970, foi capaz de assumir o relacionamento com o homem que se tornaria seu companheiro e o amor de sua vida, Cláudio Mesquita.
"Um dos últimos brasileiros a serem anistiados, ao retornar ao Brasil em 1981, engajou-se na política eleitoral e no ativismo em defesa do meio ambiente e dos direitos das mulheres, dos homossexuais e da população negra e indígena."
Herbert militou pelo PT e foi um dos fundadores do PV. Sociólogo e jornalista, ele Herbert também foi escritou e publicou, dentre livros, Passagem para o Próximo Sonho, Meu Corpo Daria um Romance e Vida Antes da Morte.
Ele foi também um dos responsáveis por articular em todo o País o movimento pela garantia dos direitos de pessoas que vivem com HIV/aids— ação que lhe deu reconhecimento internacional. Faleceu em decorrência de complicações causadas pela aids, em 1992.