Pinacoteca terá modelo-vivo e visita guiada sobre homoerotismo

Museu do governo estadual fará ações a respeito de diversidade sexual e de gênero na semana da 21ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

Publicado em 08/06/2017
Pinacoteca terá modelo-vivo Fancy, de Rodolpho Parigi, e visita sobre homoerotismo na semana da Parada LGBT de São Paulo
Erguido em 1905, belíssimo prédio abriga importante coleção de arte de SP. Foto: Miguel Boyayan

Uma das melhores e mais respeitadas insttituições culturais da cidade, a Pinacoteca de São Paulo fará ações na semana da 21ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

O museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo convidou o artista Rodolpho Parigi para duas atividades. Na sexta-feira 16, às 17h, haverá performance de Fancy, persona criada por ele em 2013 e que não aparecia publicamente há dois anos.

Fancy posará como modelo-vivo para uma aula de desenho - referência à época em que o prédio recebia aulas de pintura nesse formato. O artista e a instituição selecionarão até 30 pessoas que desejem desenhá-lo. Os demais poderão assistir à performance.

No sábado 17, às 16h, haverá uma visita guada pelo museu, na qual Parigi discutirá o homoerotismo presente nas obras do espaço. Poderão participar até 30 pessoas. 

“A iniciativa surgiu para colocar a Pina, uma instituição já de vanguarda, no circuito oficial da Parada LGBT de São Paulo e para seguir apresentando uma programação atual e crítica sobre as questões de gênero e sexualidade também no campo das artes", explica Paulo Vicelli, diretor de Relações Institucionais do museu.

Takeover
Além das ações com Parigi, a Pinacoteca realiza mais uma edição do Takeover, em que o museu entrega a sua conta do Instagram - que tem mais de 100 mil seguidores - para um convidado postar fotos e vídeos por um dia. A escolhida da vez foi a modelo Lea T. Ela assume o perfil do msueu na quinta-feira 15, a partir de 11h, e segue até o dia seguinte no mesmo horário.

A iniciativa segue as tendências ditadas por alguns museus internacionais - como o MoMA, de Nova York, e o V&A, de Londres. É inovadora e visa incentivar o engajamento e a interação dos usuários dessa rede social com o museu.

Como participar
Para retratar Fancy, é preciso enviar portfólio com no máximo 10 amostras de trabalhos em desenho, em formato digital, preferencialmente em pdf, pelo e-mail [email protected] até meia-noite do dia 11. O museu entrará em contato com os 30 selecionados até dia 13. Para apenas observar, basta chegar com meia hora de antecedência.

Para fazer a visita guiada, com duração de uma hora, é necessário inscrever-se pelo e-mail [email protected]. A Pinacoteca fica na Praça da Luz, 2, Bom Retiro, ao lado da estação Luz das linhas 1 e 4 do metrô.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.