O ator Johnny Massaro tomou decisão radical para se preparar para um papel.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Para viver um biólogo que se descobre portador do vírus HIV, Massaro fez jejum por 14 horas durante vários dias. O resultado: perdeu 11 quilos.
À colunista Patrícia Kogut, de O Globo, o ator definiu seu papel no filme Os Primeiros Soldados, de Rodrigo de Oliveira, como a "maior história de amor" que já interpretou em 15 anos de carreira.
"Naquela época, ser 'positivo' era uma sentença de morte, mas ele se mostra um cara muito apaixonado pela vida", contou. O longa se passa no começo da década de 1980, quando surgiu a aids, e não havia tratamento eficaz para a doença. Seu personagem descobre ser soropositivo enquanto o companheiro está na França.
Sobre a dieta, ele afirmou: "Desde o primeiro encontro com o diretor, há dois anos, tive a sensação de que seria essencial emagrecer muito."
"No começo, cortei glúten, açúcar, lactose... Depois fiz jejum de 14 horas por vários dias. Fiquei um mês ingerindo só o que eu mesmo cozinhava."
"Fui orientado por uma nutricionista a começar o dia com um suco. Como o filme foi todo rodado no Espírito Santo, bati uns, coloquei em saquinhos e levei num isopor para lá. Minha cozinha inteira estava dentro do carro."
"Precisava cuidar pessoalmente das refeições para ter um controle de tudo", revelou.
Massaro também disse que conversou com Daniel de Oliveira, que interpretou Cazuza no cinema (em Cazuza - O Tempo Não Para, 2004), sobre a caracterização. O cantor morreu, vítima da aids, em 1990.