O Oscar 2018 já conta com um ineditismo que precisa ser celebrado pela comunidade LGBT: contará com uma apresentadora transexual pela primeira vez em seus 90 anos.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A atriz chilena Daniela Vega foi convidada a apresentar um dos prêmios na cerimônia que será realizada no Dolby Theatre, em Los Angeles, em 4 de março. O evento será transmitido no Brasil pela TV Globo e pela TNT.
Daniela estrelou, em 2017, o longa-metragem Uma Mulher Fantástica, de Sebástián Lelio, que concorre a melhor filme estrangeiro pelo Chile. A produção é a primeira estrelada por um artista transgênero a ser indicada em qualquer categoria do prêmio.
Sensível, o filme trata da história de Marina (Daniela), uma transexual que perde o homem de sua vida, após um enfarte. Se esta dor já não fosse o suficiente, a polícia ainda a investiga por uma suposta conexão com a morte e a família do homem a discrimina, a subjuga e agride por sua identidade de gênero.
Daniela presenteia o público com uma interpretação segura, sem cair no sentimentalismo, e transmite a angústia da personagem apenas pelo seu olhar. Sua interpretação foi colocada por sites especializados no Oscar como candidata a uma indicação a melhor atriz, que não veio. Ao palco do Oscar, no entanto, ela subirá.