Uma das músicas com letra mais dolorida na extensa carreira de Madonna foi tema do Enem 2019.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
In This Life nunca foi single, mas os fãs a conhecem muito bem. A canção integra o álbum Erotica (1992) e fala sobre a morte por aids.
Sites a respeito da cantora apontam que a música trata de duas pessoas queridas que a rainha do pop perdeu para a doença.
Uma delas é o cantor Martin Burgoyne, com quem Madonna dividiu apartamento em seus primeiros anos de chegada a Nova York, na década de 1980. Ele tinha 23 anos ao morrer, em 1986.
O outro é seu professor de dança, Christopher Flynn. Ele faleceu aos 59 anos em 1990 e já foi descrito por ela como a primeira pessoa a compreendê-la na vida e sua maior inspiração.
No Enem, foi destacada a estrofe inicial da canção: "Sitting on a park bench / Thinking about a friend of mine / He was only twenty-three / Gone before he had his time / It came without a warning / Didn't want his friends to see him cry / He knew the day was dawning / And I didn't have a chance to say goodbye".
Este trecho diz: "Sentada no banco do parque / Pensando em um amigo meu / Ele tinha só 23 anos / E se foi antes do momento certo / Isso veio sem avisar / Ele não queria seus amigos vendo-o chorar / Ele sabia que o dia estava amanhecendo / E eu não tive a chance de dar adeus".
A questão, de interpretação da língua inglesa, pedia que o aluno indicasse do que se trava o sofrimento. A resposta correta era a letra "a" - morte precoce de um amigo jovem.
Madonna, desde o começo de sua carreira, já era uma das celebridades que mais falava sobre a doença, mesmo na época em que muitos se afastavam de soropositivos e o vírus não tinha tratamento.
Seu álbum anterior a Erotica, Like a Prayer (1989), abordava a doença no encarte, tratando a respeito de sexo seguro e dos perigos de contrair a infecção.
Em 2018, o Enem causou polêmica entre intolerantes e conservadores ao abordar o pajubá, dialeto criado por gays e travestis.
Ouça In This Life: