Foram anunciadas, nesta terça-feira 23, em Los Angeles (EUA), as indicações para o Oscar 2018.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
O elogiado Me Chame pelo Seu Nome, de Luca Guadagnino, disputa quatro categorias: melhor filme, melhor ator (Timothée Chalamet), melhor roteito adaptado (James Ivory) e melhor canção (Mystery of Love, de Sufjan Stevens). Um dos produtores do filme, Rodrigo Teixeira, é brasileiro.
O longa, baseado em romance de André Aciman, é favorito mesmo na categoria roteiro adaptado. Chalamet foi eleito por inúmeras associações de críticos como melhor ator do ano, mas o favorito nesta categoria é Gary Oldman por O Destino de uma Nação.
A comunidade LGBT também está representada em Uma Mulher Fantástica, longa chileno de Sebastián Lelio, que concorre a melhor filme estrangeiro. Ele é o primeiro filme protagonizado por uma atriz trans (Daniela Vega) indicado ao maior prêmio de cinema do mundo.
A Forma da Água, que lidera as indicações este ano, com 13, ao todo, também tem personagem gay, interpretado por Richard Jenkins, que disputa ator coadjuvante.
A cerimônia de premiação do 90º Oscar será realizada em 4 de março. A lista completa de indicações está no site oficial do Oscar.