Vários artistas e produções LGBT foram contemplados nas indicações ao Globo de Ouro 2019, anunciadas nesta quinta-feira 6.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
O prêmio, entregue pela Associação de Correspondentes Estrangeiros em Hollywood (HFCA, na sigla em inglês) é um dos mais importantes para o cinema e a televisão e importante indicador para o Oscar.
Lady Gaga recebeu duas indicações por Nasce uma Estrela. A loira concorre como melhor atriz de drama e melhor canção (Shallow) pelo filme em que interpreta uma cantora em ascensão. A música é a mesma que está atualmente em 2º lugar no Top 30 Gay Brasil, ranking das canções mais tocadas nas pistas LGBT do País.
Em 2016, Gaga ganhou o Globo de Ouro mas em outra categoria, a de melhor atriz de minissérie ou telefilme por American Horror Story: Hotel.
Vários longas com foco em personagens LGBT concorrem ao prêmio. Uma surpresa foi Bohemian Rhapsody, em cartaz no País, indicado como melhor filme/drama. O longa sobre a formação do Queen também deu a Rami Malek indicação de melhor ator de drama.
Poderia Me Perdoar? disputa melhor atriz para Melissa McCarthy, como uma escritora lésbica, e melhor ator coadjuvante para Richard E. Grant, que vive seu melhor amigo gay.
A Favorita conquistou indicações para as três atrizes cujos personagens se envolvem em um triângulo amoroso: Olivia Colman (melhor atriz de comédia/musical) e Rachel Weisz e Emma Stone (ambas disputam melhor atriz coadjuvante).
Boy Erased: Uma Verdade Anulada, sobre um garoto enviado a uma clínica de "cura gay" pelos pais também surpreendeu. O longa deu a Lucas Hedges indicação a melhor ator de drama e ao cantor assumidamente gay Troye Sivan a melhor canção (Revelation).
Outros LGBT lembrados foram: nas telas, Mahershala Ali por Green Book: O Guia, e na vida real, Lin-Manuel Miranda, por O Retorno de Mary Poppins, indicados, respectivamente, a melhor ator coadjuvante e melhor ator de comédia/musical.
Os vencedores serão conhecidos em 6 de janeiro em cerimônia em Los Angeles.