Intérprete da protagonista Maura Pfefferman, Jeffrey Tambor foi demitido pela Amazon da série Transparent.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Desde o ano passado, o ator era investigado pela empresa sob acusação de ter assediado sua assistente, Van Barnes, e uma das atrizes do elenco, Trace Lysette (que vivia Shea), ambas transexuais.
Em novembro, Tambor anunciou que deixaria o elenco porque o clima estaria insustentável. Logo depois, voltou atrás. Em comunicado, Jill Soloway, criadora da atração, exaltou a coragem de ambas as mulheres por exporem suas situações e lamentou o ocorrido.
"Nós agradecemos pelo apoio da população trans, que abraçou nossa visão para Transparent desde a concepção da série", afirmou. "Ficamos de coração partido por causa da dor e do sentimento de traição que a situação delas gerou na comunidade. Vamos tomar medidas definitivas para nos certificarmos de que o ambiente de trabalho reflita a segurança e a dignidade de cada indivíduo, e estamos dando passos para nos curarmos como uma família."
Criada em 2014, Transparent, que trata de um pai de família que se assume trans, ganhou como melhor série de comédia e ator de comédia (Tambor) no Globo de Ouro de 2015. Série e ator foram indicados novamente nos dois anos seguintes. A série também já ganhou oito Emmys, incluindo melhor ator de comédia (Tambor) em 2015 e 2016.