'Inhai': peça fala sobre situação dos homens gays em São Paulo

Espetáculo faz temporada no Teatro Pequeno Ato a partir de sexta-feira 6

Publicado em 04/09/2019
Inhai - Coisas de Viado: espetáculo fala de homofobia e luta pelos direitos LGBT em São Paulo
Peça se debruçou em textos de grandes pensadores gays e recentes filmes sobre LGBT

Partindo da pergunta "o que é ser viado na cidade de São Paulo em 2019?", o espetáculo Inhai - Coisas de Viado estreia na próxima sexta-feira 6 na capital paulista.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Para chegar aos dias atuais, a produção do Coletivo Inominável remonta à época da colonização, época em que jesuítas tratavam com violência indígenas que desviavam da heteronormatividade europeia.

Da infância à vida adulta, a peça perpassa questionamentos e anseios de homossexuais que moram em São Paulo, desde semelhanças a divergências entre eles.

Escrito por Fernando Pivotto e Cezar Zabell - que também assina a direção - o espetáculo levou o coletivo a pesquisar a história do movimento LGBT no País, e encontrou vasto material de entidades como o Grupo Somos e o Grupo Gay da Bahia (GGB).

Além de escritos de grandes nomes pela luta dos direitos arco-íris no Brasil, como João Silvério Trevisan e James N. Green, foram usados no estudo filmes recentes que tratam do cotidiano e a história de LGBT no País, como São Paulo em Hi-Fi, de Lufe Steffen; Lampião da Esquina, de Lívia Perez; e Abrindo o Armário, de Dário Menezes e Luís Abramo.

"Foram materiais importantes para nos mostrar como era a vida dos homossexuais em períodos distintos no país. Utilizamos também notícias recentes como material cênico, de modo que cenas já existentes podem ser alteradas e cenas novas podem surgir", conta Zabell.

Pivotto explica que a peça expõe as motivações sociais e políticas da homofobia no país e no Ocidente. "Pela complexidade do assunto e pela pluralidade presente sob o guarda-chuva LGBTQ+, o espetáculo é um recorte deste tema, focando especificamente nos depoimentos de homens gays. Muito mais do que acentuar o protagonismo gay dentro do movimento, a ideia da peça é promover um recorte dentro desta diversidade para olhar com cuidado para o assunto de nosso estudo, analisando poeticamente e com responsabilidade a já complexa situação dos homens gays de agora."

Com esquetes e monólogos e linguagem não-linear, a produção faz referência em seu título à expressão que entrou para o dicionário gay "inhaí", modo como Silvetty Montilla popularizou, em seus shows, a frase "e aí?"

Inhai - Coisas de Viado tem Alexia Twister, Cayke Scalioni e Fernando Pivotto no elenco e faz temporada no Teatro Pequeno Ato às sextas e sábados até dia 28. Mais informações você tem em nossa Agenda clicando aqui.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.