A partir do próximo dia 13 e até 20 de novembro, o 27º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade apresentará 110 filmes de temática LGBT em São Paulo.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Além de cinema, o evento também contará com música, teatro, literatura, games e conferência - todos com entrada gratuita.
O festival abre - apenas para convidados - na quarta-feira 13, no Auditório Ibirapuera, com o inédito Retrato de uma Jovem em Chamas, de Céline Sciamma.
O longa faturou as estatuetas de melhor roteiro e queer palma (melhor produção LGBT) no Festival de Cannes. Na mesma noite de abertura, a cantora Marina Lima será homenageada com o prêmio Ícone Mix.
A partir do dia 14 o evento fica aberto a todo o público e tem na programação o novo filme de Xavier Dolan, Matthias e Maxime; O Príncipe, de Sebastián Muñoz - vencedor do Queer Lion (melhor produção LGBT) no Festival de Veneza -, e Breve História do Planeta Verde, de Santiago Loza, ganhador de melhor filme LGBT no Festival de Berlim.
No programa Mundo Mix Holanda, o evento trará uma seleção especial da recente produção do país europeu realizada em parceria com o festival Roze Filmdagen, que inclui a websérie Anne+, com presença da protagonista Hanna van Vliet, que fala sobre o cotidiano de uma jovem lésbica de Amsterdã; Galore, documentário intimista sobre a famosa drag da cena europeia Lady Galore; e a sessão de curtas-metragens Dutch Delights.
Também estão no line-up do evento, títulos que farão première no Brasil, como O Chão Sob Meus Pés, de Marie Kreutzer; Port Authority, de Danielle Lessovitz; Rumo às Estrelas, de Martha Stephens; e Jonathan Agassi Salvou Minha Vida, de Tomer Heymann.
Na Mostra Competitiva de Longas Nacionais o Mix contará com o maior número de Estados já representados. Poderão ser conferidas produções de Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Dentre os selecionados que concorrerão ao Coelho de Ouro, alguns fazem estreia nacional no evento, como Música Para Morrer de Amor, de Rafael Gomes; Uma Garota Chamada Marina, de Candé Salles; Transamazonia, de Renata Taylor, Débora Mcdowell e Bea Morbach; Eu, Um Outro, de Silvia Godinho; e A Batalha de Shangri-lá, de Severino Neto e Raphael de Carvalho.
Braço teatral do evento, o Dramática em Cena traz espetáculos como Work in Progress: Orlandx by Virginia Woolf, de Vanessa Bruno; Manifesto Transpofágico, de Renata Carvalho; 40 Anos Essa Noite, de Felipe Cabral; Eu Não Sou Harvey, de Georgette Fadel; e Sombra, de Marcelo D'Avilla e Marcelo Denny, que traz textos censurados ao longo da história.
Já o Mix Literário apresenta, na Biblioteca Mário de Andrade, 12 mesas com a participação de nomes fundamentais do mercado editorial nacional, autores e editores que estão discutindo o lugar da comunidade LGBT na produção literária.
O público também poderá participar da Conferência Mix Brasil que colocará em pautas questões referentes a mercado, identidade, saúde e feminismo em 13 mesas, encontros, debates e rodas de conversas como Mulheres Invisíveis no Cinema, Mídias Sociais & HIV e Despatologização da Saúde Trans.
Mais uma vez o Mix traz para os fãs dos games o Big Mix Jam 4Diversity, uma game jam sobre a diversidade de São Paulo, fruto da união do Big Festival, Abragames, Mix Brasil e o Game4Diversity da Holanda.
Completam duas décadas o Mix Music, que continua com seu concurso de novos talentos na música e na arte drag, e o Show do Congo, marcado para o dia 14 e que tem o retorno de Marisa Orth no comando da noite que apresentará os melhores vídeos dos últimos 20 anos, o Gongo All Stars.
Com direção de André Fischer e direção executiva de Josi Geller, o 27° Mix Brasil será realizado no CineSesc, Espaço Itaú Augusta, Centro Cultural São Paulo, Spcine Olido, MIS, Centro Cultural da Diversidade, Biblioteca Mário de Andrade e Auditório Ibirapuera.
O evento, que é uma realização da Associação Cultural Mix Brasil e Ministério da Cidadania, conta com a iniciativa da Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio do Itaú, Spcine e Secretaria Municipal de Cultura, apoio cultural de Sesc SP e Biblioteca Mario de Andrade; apoio institucional do Itaú Cultural, Dot Cine, Ctav, Mistika e promoção do Canal Brasil.
A programação completa do 27° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade estará disponível no site do evento clicando aqui.