Com foco em LGBT, mulheres e jovens, o 1º Na Quebrada Festival de Cinema está com inscrições abertas entre 15 de janeiro e 14 de fevereiro.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Para participar, o filme precisa ter até 25 minutos de duração e ter sido finalizado após janeiro de 2017.
São aceitos qualquer formato, gênero e classificação, desde que retratem situações da periferia de São Paulo e não sejam realizadas por homens héteros adultos ou idosos.
O evento é dividido em três categorias/mostras: Manas (com produções dirigidas por mulheres), Monas (por LGBT) e Manos (jovens).
De acordo com a diretora do destival, Stefanie Lacerda, a proposta é voltada para o protagonismo dos cineastas das periferias.
"Estamos num momento de mobilização para a garantia, continuidade das conquistas sociais e para inclusão de segmentos historicamente excluídos: pobres, pretos, mulheres e LGBTQI+."
Com curadoria de Monica Trigo, o 1º Na Quebrada Festival de Cinema acontece de 1º a 7 de março e será transmitido na plataforma SPCine Play. Também haverá debates e bate-papos nas redes sociais do evento.
"Acreditamos que a cultura é um elemento chave, mas desde que valorize as iniciativas comunitárias periféricas, que representem a diversidade dos territórios. Que criem oportunidade para indivíduos e coletivos artísticos. Por isso vamos exibir filmes feitos pelos jovens da periferia, porque o cinema é uma linguagem que fala para todos", explica Stefanie.
O festival tem patrocínio da SPCine, Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura Municipal de São Paulo.
No site 1º Na Quebrada Festival de Cinema, podem ser feitas inscrições e lido o regulamento.