O youtuber Felipe Neto comprou, na sexta-feira 6, cerca de 14 mil livros de temática LGBT que estavam à venda na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A iniciativa partiu após o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), tentar recolher a HQ Vingadores: Cruzadas das Crianças por causa de um beijo gay que integra a obra, na quinta-feira 5.
Mais
>>> Crivella tenta recolher livro com beijo gay e não consegue
>>> Folha coloca na capa beijo gay que Crivella tentou censurar
Ao O Globo, a agente literária e amiga de Felipe, Alessandra Ruiz, contou que a ideia era comprar a história em quadrinhos especificamente. Porém, havia poucos exemplares disponíveis e a ação tornou-se algo maior.
Um mutirão envolvendo voluntários do evento, editoras e os próprios autores dos livros embalou os títulos para serem distribuídos neste sábado 7, na Bienal.
Todos os livros estão embalados em plástico preto com uma etiqueta em que se lê: "Este livro é impróprio para pessoas atrasadas, retrógradas e preconceituosas. Felipe Neto agradece a sua luta pelo amor, pela inclusão e pela diversidade".
Uma fila enorme formou-se no evento para conseguir um dos títulos, que começaram a ser distribuídos pouco depois do meio-dia.
Acabamos de retomar a distribuição dos livros 2 horas antes do previsto. Queremos distribuir todos antes dos “fiscais da censura” aparecerem.
— Felipe Neto (@felipeneto) September 7, 2019
Corre lá na Praça Central pra pegar o seu! pic.twitter.com/xcScNBrAzv
Na sexta, o youtuber divulgou um vídeo em que falava sobre a ação.