Espetáculo de dança 'Mairto' fala da violência contra gays na cultura do macho

Montagem da Caleidos Cia. ocupa a SP Escola de Teatro até dia 20

Publicado em 10/02/2017
Mairto, espetáculo de dança sobre violência contra gays na cultura do macho, retorna aos palcos de São Paulo
'Mairto' foi desenvolvido a partir de uma notícia sobre violência homofóbica. Foto: Fábio Brazil

Nascido a partir de uma notícia de assassinato de um homossexual publicada em um jornal, o espetáculo de dança Mairto retorna aos palcos de São Paulo neste sábado 11.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

A notícia se desdobrou em cenas de dança que remetem aos eventos de boxe e MMA. As cenas, divididas como se fossem rounds de uma luta, são jogos de dança que dialogam com a poesia propondo diversas leituras e interpretações do crime.

Mairto é o primeiro resultado do Projeto Rosa Azul, que ocupou papel central nos processos de pesquisa do Caleidos Cia. durante em 2014. O foco do Rosa Azul é a questão da violência na cultura do macho e os espetáculos ligados a esse projeto tematizam os principais alvos dessa violência: homossexuais, mulheres e crianças. “

"Sobretudo, o objeto da violência na cultura do macho são os afetos, a sensibilidade, a compaixão e os sentimentos de solidariedade. Os portadores desses afetos são as vítimas - mulheres, crianças, homossexuais, homens menos agressivos - mas a cultura do macho se projeta especificamente contra os afetos, são eles que ofendem o verdadeiro e perigoso macho", explica Fábio Brazil, que assina a dramaturgia do espetáculo.

A peça, que fez temporada em 2015, retorna à cidade em nova montagem para apresentações de sábado a segunda na SP Escola de Teatro até dia 20. Mais informações você tem em nossa Agenda clicando aqui.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.